Tutorial de Maquilhagem Biológica

Leia este artigo em: 5 mins
29.07.2022

Queridos leitores do meu coração,

Antes de mudarmos, temos de entender o porquê de querermos efetuar uma mudança. E depois de termos tido essa consciência precisamos refletir sobre o significado das nossas escolhas. No fundo, é perceber até que ponto esta mudança vai fazer-me sentir melhor e mais alinhada com o que eu valorizo. 

Tenho pensado muito no tema da minha pele – o maior órgão do nosso corpo que tanto nos protege dos agentes agressores, não é?! E realmente, tal como na comida, tudo o que colocamos na nossa pele vai refletir-se na nossa saúde – porque entra cá para dentro. 

Nos últimos meses tenho-me debruçado mais sobre o verdadeiro significado dos produtos biológicos. Se valorizo o biológico na minha alimentação, porque não entender melhor o biológico para a minha pele?

Sobretudo numa altura em que uso mais maquilhagem nos programas de TV que apresento. 

E depois coloco outra questão (a mim e a vocês): escolher produtos biológicos é o mesmo que escolher produtos naturais? 

Até parece a mesma coisa, não é?! 

Mas não. Sobretudo quando há produtos naturais que são mais sintéticos do que naturais. 

Antes de verem o meu tutorial, não deixem de ler o texto que se segue da Mentora Cátia Curica – fundadora da Organii – onde de uma forma simples e clara nos esclarece melhor as nossas dúvidas. 

Espero que gostem do meu humilde e honesto tutorial. 

A maquilhagem pode ser a ferramenta perfeita para dar ainda mais brilho à nossa beleza natural. E se a soubermos escolher, melhor ainda. 

Isabel


Produtos de maquilhagem disponíveis na loja online da Organii.


Maquilhagem biológica: o que a natureza nos dá faz bem e fica bem!
Do bem, para um bem maior.

pela mão da Mentora Cátia Curica

Vamos começar pelo início: que é como quem diz, o que é a cosmética biológica e consequentemente uma maquilhagem bio.

Viver uma vida saudável assenta em quatros pilares essenciais: alimentação cuidada, exercício físico, descanso e rotinas de higiene e cuidado que respeitem o maior órgão do corpo humano, a pele. Este órgão é um tecido vivo, respira, defende-nos das agressões externas e absorve mais de metade do que nele colocamos. Assim, é essencial selecionar cuidadosamente o que pomos diariamente na nossa pele.

Todos os dias, todos nós, aplicamos inúmeros produtos de higiene e cuidado de pele. Se optarmos por uma cosmética convencional, não é difícil de perceber a quantidade de químicos sintéticos que o nosso corpo vai absorver e ter de lidar ao longo da nossa vida. Assim, é essencial selecionar os cosméticos – que vão da maquilhagem até aos produtos de rosto, corpo, cabelo e higiene oral e íntima – que nos ajudem a cuidar da nossa saúde e bem-estar.

Num momento em que a preocupação com o impacto dos ingredientes sintéticos (não só na saúde mas também no ambiente) cresce à velocidade da luz é fundamental conhecer as vantagens do uso da cosmética biológica. Contudo, para um cosmético poder ser designado como biológico é imprescindível respeitar uma série de princípios, não conter determinadas substâncias e, contribuir para a proteção do meio ambiente, desde a sua produção à embalagem. É ainda essencial, que seja um produto biológico certificado.

A cosmética biológica integra atualmente um vasto conjunto de marcas e produtos de higiene
pessoal produzidos com base em ingredientes biológicos cultivados sem a introdução de pesticidas e herbicidas. Desses ingredientes consegue-se retirar os extratos mais puros e ativos. As marcas e os fabricantes que desenvolvem estes produtos procuram que o processo de fabrico seja o mais natural e com o menor impacto ambiental possível, sem recorrer a ingredientes geneticamente modificados, fragrâncias, conservantes e corantes sintéticos, nem aditivos químicos potencialmente perigosos para a nossa saúde e para o ambiente. A redução da intervenção química permite destacar a autenticidade de cada ingrediente contribuindo para um produto final mais íntegro e sobretudo mais eficaz.

A redução do uso de compostos sintéticos não significa que a tecnologia não seja usada na produção de cosméticos biológicos. A tecnologia é utilizada na obtenção dos extratos mais puros, na utilização do vácuo para conservar, para obter ativos mais intensos, partículas mais pequenas e finas, entre outras funções. Tudo para obter os melhores cosméticos provenientes da natureza.

O impacto de uma rotina biológica é efetivo.

Entre 2 a 4 semanas de uso já é possível notar as diferenças a nível da sensibilidade e luminosidade da pele e cabelo. A tonalidade da tez torna-se mais uniforme e com menos imperfeições.

Maquilhagem bio: beleza com mais benefícios

Já conseguimos ter produtos de maquilhagem bio em quase todas as cores e com performance
semelhante à convencional. Os tons mais ousados podem ser encontrados na natureza e com a
tecnologia mais avançada é possível implementá-los na nossa rotina de cuidado e beleza.

Um dos principais equívocos consiste em associar a maquilhagens bio a uma solução sem destaque e com uma aparência muito natural. A maquilhagem bio disponível atualmente prova que esta ideia está errada. Temos iluminadores com tons requintados, batons brilhantes e vívidos e sombras muito ousadas. O natural tanto pode ser subtil quanto marcante e divertido, e esse é um dos principais preconceitos que temos que superar.

Desvantagens encontram-se, sem duvida, na duração da maquilhagem e quando queremos “waterproof”.

Tal como os restantes cosméticos biológicos, a maquilhagem é constituída por ingredientes puros e mais saudáveis. Os produtos contêm minerais e ingredientes naturais, óleos vegetais e são também ricos em vitaminas o que se traduzem em enormes benefícios para a pele. Uma vez que a maquilhagem bio não possui ingredientes como conservantes, parabenos, corantes,
fragrâncias e organismos geneticamente modificados, é especialmente indicada para peles sensíveis, propensas à acne ou danificadas. Por outro lado, a presença de minerais como o cálcio, magnésio, zinco e ferro ajudam a proteger e manter a pele saudável e com mais vitalidade.

Além disso, é possível obter uma proteção natural face aos raios UV, prevenindo o envelhecimento precoce da pele.


Usar uma maquilhagem biológica é sem dúvida um ato consciente, responsável e ecológico. Opte sempre pelo que é melhor e mais seguro para si e para a sua saúde.

Eu, Isabel

A Isabel nasceu a 8 de maio de 1986 e é natural de Santa Maria de Lamas. Licenciou-se em Ciências da Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa, e fez uma pós-graduação em Cinema e Televisão pela Universidade Católica. Fez um curso de Rádio e Televisão no Cenjor e foi o seu trabalho como jornalista e produtora de conteúdos na Panavídeo que a levou para a televisão, em 2011. Durante 10 anos apresentou programas de entretenimento e, de forma intuitiva e natural, percebeu que aquilo que a move é a criação de conteúdos que inspirem, motivem e levem os outros a agir. Tem uma paixão enorme por comunicar e tudo o que comunica está intimamente ligado a uma vida natural carregada de energia, alegria e simplicidade.

É autora dos livros “O Meu Plano do Bem”, “A Comida que me Faz Brilhar”, “Eu sei como ser Feliz” e da coleção de livros infantis “Vamos fazer o Bem”.

Descobriu a paixão pela corrida em 2015, em particular pela distância da Maratona – 42.195m. Tem o desejo de completar a “World Marathon Majors” que inclui as 6 maiores Maratonas do Mundo. Já correu Londres, Boston, Nova Iorque e Berlim.

Esta vontade de gerar um impacto positivo nos outros levou-a a criar novas áreas de negócio, como um ginásio de eletroestimulação – o Efit Isabel Silva – uma marca de snacks saudáveis, a IncríBel e a VOA.

A 14 de Dezembro de 2016 lançou o blogue Iam Isabel e que hoje, numa versão mais madura, mas igualmente alegre e enérgica, é o canal DoBem.