Receita de Feijoada, a melhor do mundo, pela Qta das Águias

Receita de Feijoada, a melhor do Mundo!

Do BemDo Bem
Leia este artigo em: 5 mins
21.02.2023
A melhor receita de feijoada, pelos Guardiões de Feijões

 

Este artigo é realmente especial! Porquê? Ora bem, porque nele falamos de três coisas que amamos: do nosso parceiro Quinta das Águia, dos Guardiões de Feijões (que é um compromisso do mais bonito e puro que há) e de uma receita de Feijoada, que é a melhor do Mundo!

 

 

 

A Quinta das Águias

A Quinta das Águias é um parceiro DoBem localizado bem a Norte de Portugal – na incrível Paredes de Coura.  Foi criada em 2004 pelo Joep e pela Ivone. Apesar de ser uma “quinta”, este espaço é muito mais do que isso – é um santuário – um local de comunhão e respeito profundos com todas as formas de vida do nosso planeta.

Quinta das Águias é:

  • Um projecto de sustentabilidade, onde todas as formas de vida, assim como os recursos naturais que as sustentam, são tratados com respeito.
  • Um santuário e refúgio para animais em necessidade.
  • Um santuário para flora selvagem, promovendo a biodiversidade.
  • Uma quinta biológica e um projecto agro-florestal auto-sustentável.
  • Uma “arca botânica” de preservação de sementes focada na reprodução e partilha de sementes raras e autóctones.
  • Um centro especializado na promoção da cozinha vegetariana.

Como vemos, faz parte da sua filosofia contemplar a vida nas suas diversas formas interdependentes – tratando-as com respeito, protegendo-as e preservando-as.

 


Guardiões de Feijões: o que são

As sementes e a biodiversidade estão em risco. Apenas pequenas quantidades de variedades de grãos, sementes e feijões são vendidos e consumidos e exclui imensas espécies e possibilidades.

Na quinta das Águias existem mais de 300 variedades de feijões, graças ao trabalho dos guardiões de sementes ou feijões, mas – também – às trocas de sementes e ao Banco de GermoplasmaVegetal. Lá, elas são conservadas e produzidas – sem qualquer tipo de químico. E… têm muitas para partilhar por quem se comprometer a perpetuar a sua vida, de forma saudável e em harmonia com a natureza.

Assim nascem os Guardiões de Sementes ou Feijões – pessoas que querem semear, cuidar, colher, preservar as sementes, vivendo uma maior conexão com a vida, com a beleza, com o sentido da interdependência entre tudo e todos.

“Sinto um fascínio enorme pelas sementes. Desde a maior à mais minúscula, diferentes formas, texturas, cores e odores, todas têm em si um enorme potencial, o potencial para uma nova vida. Vêm carregadas de uma riqueza enorme para alimentar e curar outras espécies, desde as animais às vegetais, à própria terra que lhes permite por seu lado sobreviver e multiplicar-se. É assim a teia da vida, todos somos interdependentes, cada um de nós tem o seu papel neste mundo, desde a mais pequena semente ao mais pequeno insecto. Saibamos nós valorizar e respeitar todos seguindo as leis da Natureza pois elas são sábias.” Ivone

Assumindo este compromisso, cada um de nós pode contribuir para a sua própria saúde e para a saúde do planeta. Quer tenhas uma horta, varanda ou o simples parapeito de uma janela onde poderás colocar um ou vários vasos, onde terás semeado as tuas próprias sementes, acompanhar o seu desenvolvimento, proporcionando-lhe os cuidados que precisam, sabendo que a Mãe Natureza é generosa e nos retribui mais do que em dobro os cuidados que lhe dedicamos.

 


Como podes fazer parte desta teia

Se queres fazer parte desta rede de preservação e partilha – podes!

Com o envio de A Quinta das Águias envia-te um kit gratuito composto por um pequeno manual digital – que incluí algumas receitas maravilhosas deste nosso parceiro e dicas de sementeira e, também, um conjunto de sementes para plantares.

Para isso, basta enviares um email para [email protected].

Depois, terás uma resposta com um pedido de preenchimento de um formulário e deverás indicar onde e como queres receber as tuas sementes.

Por fim, é só aguardar! Elas, à tua caixa de correio vão chegar.


Receita de Feijoada, a melhor do Mundo

Os feijões são ricos em nutrientes saudáveis e saciantes – sendo que, o nosso país é rico numa grande variedade de feijões, um dos nossos ingredientes favoritos para a cozinha vegetariana por excelência.

Esta receita de feijoada é um prato muito apreciado, contudo a sua preparação leva tempo e, por isso, a Quinta das Águias sugere que se faça uma grande quantidade para que seja congelada depois.

Quando combinada com arroz integral, constitui uma refeição completa com todos os nutrientes necessários.

Receita de Feijoada

Ingredientes:

Tempo de preparação: 2-3 h. Doses: 8-10

  • 4 colheres de sopa de azeite virgem extra
  • 2 chávenas (400 g) de feijão seco de variedade(s) à escolha, demolhado durante a noite (evitar utilizar feijão enlatado)
  • 3 cebolas grandes descascadas e picadas grosseiramente
  • 6 dentes de alho descascados e picados finamente
  • 4 cm de gengibre fresco descascado e picado finamente
  • 1 alho-francês fatiado finamente
  • 3 tomates maduros cortados em cubos
  • 1 pimento vermelho picado grosseiramente (retirar as sementes e as membranas brancas)
  • 300 g de batata-doce descascada e cortada em cubos pequenos
  • 500 g de cenouras descascadas e cortadas às rodelas
  • 2 colheres de chá de sementes de cominhos (não só dão sabor, como ajudam a prevenir a formação de gases)
  • 300 g de cogumelos shitake fatiados (opcional)
  • Uma mão-cheia de salsa picada finamente
  • Sal marinho e pimenta-preta moída na hora, a gosto
  • 300-400 g de couve (sugerimos a couve-galega) 1 alheira vegetariana picada grosseiramente

 

Preparação:

  1. Colocar água a ferver numa panela ou chaleira eléctrica
  2. Cobrir o fundo de uma panela grande e larga com água e saltear a cebola, o alho-francês, o alho e o gengibre durante 4-5 minutos sobre lume médio-alto. Escorrer e lavar os feijões demolhados e colocá-los na panela com o refogado.
  3. Adicionar os tomates, cobrir com água a ferver e cozinhar sobre lume médio. Dependendo da qualidade dos feijões, o processo de cozedura total da feijoada poderá levar até 2-3 horas. Mexer e adicionar mais água quente frequentemente, garantindo que os feijões estão sempre cobertos de água. Após cerca de 45 minutos, juntar o pimento, a batata-doce, as cenouras e as sementes de cominhos. Juntar mais água quente, até cobrir os ingredientes, e continuar a cozinhar.
  4. Entretanto, preparar a couve-galega: retirar os talos e cortar as folhas em tiras tão finas quanto possível (cerca de 2 mm de largura) com uma faca afiada, de forma que se assemelhe a couve para caldo-verde.
  5. Após duas horas de cozedura, provar frequentemente para confirmar se os feijões estão tenros e se o molho começa a engrossar, graças ao amido libertado pelos feijões.
  6. Continuar a cozinhar em lume médio, até que os feijões fiquem praticamente cozinhados, e juntar a salsa, o sal marinho e a pimenta-preta.
  7. Se incluir os cogumelos, adicioná-los apenas 10 minutos antes de estar pronto, para evitar que fiquem sobrecozidos.
  8. Juntar a couve-galega e a alheira vegetariana e cozinhar durante 5 minutos, evitando que a couve fique demasiado cozida.

Servir quente.

Esta receita de feijoada é uma receita da Quinta das Águias, disponível no livro “Semear o futuro“.