Cuidar da pele é uma questão apenas estética ou, acima de tudo, de saúde?
A nossa pele está sujeita a muitas alterações e mudanças internas e externa que interferem na sua saúde.
A pele, como órgão, produz uma camada de proteção – uma barreira hidrolipídica – necessária para proteção e bom funcionamento das suas células. É essa barreira que nos protege da entrada de certas bactérias, microorganismos, fungos e poluição – sendo a forma que a pele tem de manter a sua microbiota natural viva. É essa camada que vai sendo consumida e que deve ser cuidada para uma pele saudável.
Ter uma boa pele é um equilíbrio entre ela não ficar sobrecarregada com estas partículas externas que vamos absorvendo e entre os tratamentos que lhe damos.
O acne, a rosácea, a descamação, eczema, mais rugas (entre outros), são questões que vão surgindo, exatamente quando existe um desequilíbrio entre estes dois elementos: proteção e cuidados.
A pele não é apenas uma questão estética – como é comumente tratada. Ela é o maior órgão do nosso corpo! Participa, ativamente, na nossa imunidade e tem de ser vista no todo que somos.
Porquê BIO?
Há os cosméticos “convencionais”. Depois, apareceram os naturais. Contudo, a legislação permitia que estes tivessem ingredientes sintéticos. Desta forma, surgiu a necessidade de se criarem cosméticos 100% naturais – sem qualquer sintético.
Começou a perceber-se que o nosso organismo podia não absorver os produtos sintéticos – não se integrando e não sendo, os mesmos, absorvidos pelo nosso sistema. Assim sendo, os produtos de estética bio são melhores por vários motivos:
Quais as rotinas de cuidados de pele que são imprescindíveis?
Há cuidados que todos deveriamos ter – são eles:
1) Limpeza
De manhã e à noite – uma limpeza simples. É ela que vai limpar o nosso “filtro”, removendo as impurezas externas e internas.
É fundamental que esta limpeza seja suave para não se tornar demasiado agressiva.
2) Tónico
para fechar os poros e ajudar a nossa barreira protetora no seu papel.
Quando os poros são fechados, é evitada a evaporação da água retida na pele, assim como a entrada de impurezas – ajudando na manutenção e equilíbrio do PH. Para além disso, o tónico ajuda a que o produto colocado, a seguir, na nossa pele, tenha uma melhor absorção.
3) Hidratar
dar à pele o que queremos que ela absorva e mantenha – quer a nível de vitaminas, quer de nutrição.
É o que damos à pele para ela manter o que queremos, podendo dar-lhe água, vitaminas, minerais,…
Para tal, podemos optar por vários tipos de produtos, mediante a nossa estratégia e necessidades:
É importante adaptarmos o que escolhemos usar mediante a época do ano e as necessidades da nossa pele. Para perceberes melhor as possibilidades de escolha, assiste ao vídeo completo do artigo.
Dica: Se precisas de uma conselheira de beleza para perceberes o que usar e quando, contacta a equipa da Organii através do website ou das suas redes sociais!
Farmacêutica e macrobiótica, mas foi a medicina tradicional chinesa que a fez entender a pluralidade do que é “ser saudável”. Cátia Curica acredita numa beleza natural e na saúde proveniente da natureza.
É através das lojas “Organii”, que se dedicam à cosmética biológica, e da marca “Unii”, desenvolvida na sua fábrica situada em Sintra, que a empreendedora ajuda as pessoas a terem uma pele saudável, num corpo igualmente saudável: sempre através da natureza.