Este é um livro que já nos andava a rondar há algum tempo. Chamava a nossa atenção, a partir de qualquer banca onde o encontrássemos. A equipa da DoBem, por vezes, parece um organismo vivo onde os estados emocionais (ou energia) de um, facilmente influencia o outro. um dia , no meio de uma conversa sobre o tema, surgiu a pergunta: já fizeram um teste para saberem se são PAS? E o que é isso de ser uma PAS?…
Uma “Pessoa Altamente Sensível” (PAS) é alguém com um sistema nervoso mais sensível e um processamento sensorial mais profundo, com uma maior perceção e reatividade aos estímulos internos e externos. Essas pessoas tendem a sentir-se facilmente sobrecarregadas por ambientes intensos, como luzes fortes, ruídos altos ou situações caóticas, e absorvem facilmente as emoções dos outros. Elas também são geralmente mais reflexivas, empáticas e detalhistas, preferindo processar a informação de forma mais minuciosa. No entanto, a sua sensibilidade elevada pode resultar em cansaço ou ansiedade quando expostas a um excesso de estímulos.
Elaine N. Aron é pioneira no estudo científico deste traço de personalidade, sendo uma das figuras mais importantes na definição e compreensão das PAS. Com o seu trabalho, ela trouxe à superfície um conceito pouco explorado e muitas vezes mal compreendido, mostrando que essa característica é real, e também tem um impacto profundo em como essas pessoas interagem com o mundo. E isso é muito importante para quem é PAS.
Elaine é psicóloga, doutora e autora de diversos estudos sobre a alta sensibilidade. Um dos seus livros mais conhecidos é este que te damos a conhecer. Publicado em 1996, tornou-se uma referência para milhões de pessoas, ajudando-as a reconhecer, aceitar e aprender a viver de forma saudável com a sua sensibilidade.
Segundo a autora, cerca de 15 a 20% da população mundial é composta por pessoas altamente sensíveis. Este traço de personalidade não é um transtorno, mas sim uma característica inata do sistema nervoso, que faz com que algumas pessoas processem informações sensoriais de forma mais profunda do que outras. Isso significa que as PAS são mais conscientes de detalhes subtis no ambiente e têm uma resposta mais intensa a estímulos externos.
As características principais das pessoas altamente sensíveis incluem:
Se te começaste a identificar com estas características e queres descobrir se és uma pessoa altamente sensível, faz o autoteste de alta sensibilidade, criado pela própria Elaine N. Aron.
Viver com alta sensibilidade pode ser desafiante, especialmente num mundo que, cada vez mais, valoriza a rapidez, a competitividade e a resiliência. As principais dificuldades enfrentadas por estas pessoas incluem:
– Elaine N. Aron
Elaine N. Aron partilha, no seu livro, diversas estratégias para ajudar pessoas altamente sensíveis a navegarem a vida com mais bem-estar e equilíbrio. Algumas das suas recomendações incluem:
– no livro “Pessoas Altamente Sensíveis”
Entender a alta sensibilidade é essencial não apenas para as PAS, mas também para aqueles que as rodeiam, sejam amigos, familiares ou colegas de trabalho. Ao reconhecer e valorizar este traço, podemos criar um ambiente mais inclusivo e compreensivo, onde as pessoas altamente sensíveis se sintam apoiadas e aceites.
Elaine N. Aron, através do seu livro, oferece uma lente valiosa para compreender e aceitar a alta sensibilidade como uma parte natural da experiência humana.
Se sentes que és uma pessoa altamente sensível, ou conheces alguém que seja, este livro pode ser um guia transformador. E para aprofundares o teu entendimento, não te esqueças de explorar os recursos adicionais no site oficial da autora. São muitos e valiosos!