Dia Europeu Sem Carros: para uma vida mais sustentável

Dia Europeu Sem Carros: as boas razões para deixares o carro em casa

Do BemDo Bem
Leia este artigo em: 3 mins
22.09.2023
Dia Europeu Sem Carros

No dia 22 de setembro, um pouco por todas as cidades da Europa, somos desafiados a deixar os nossos carros em casa. Assim é o Dia Europeu sem Carros, que tenta consciencializar as pessoas para contribuirem para cidades mais saudáveis. A DoBem foi à rua e tentou perceber quem já escolhe deixar o carro em casa! E que alternativas procuram para se deslocarem. Ora vê.

O Dia Europeu sem Carros é uma iniciativa que teve início em França, em 1998, e é mais do que uma alternativa ao cansaço que as buzinas e as filas de trânsito provocam! Este dia – que tem tido cada vez mais adesão pela Europa – tem como objetivo promover formas alternativas de transporte e chamar a atenção para os desafios ambientais e de saúde associados ao uso excessivo de veículos motorizados.

No Dia Europeu Sem Carros saímos à rua. Queríamos aproveitar este mote e reforçar a oportunidade que este dia proporciona, para se refletir sobre como as escolhas de mobilidade afetam o nosso ambiente, a nossa saúde e a nossa qualidade de vida.

A dependência de veículos motorizados tem implicações diretas na poluição do ar, nas mudanças climáticas e na saúde pública – tanto física, como mental. O ruído, o stresse, o investimento são fatores extra que vêm reforçar uma escolha inteligente: a de deixares o carro (e motas) em casa!

O Dia Europeu Sem Carros encoraja as pessoas a adotarem alternativas de mobilidade sustentável, como caminhar, pedalar, usar o transporte público ou compartilhar carros. Essas opções reduzem as emissões de carbono, mas também têm benefícios significativos para a saúde e a qualidade de vida.

Mas então, se deixares o carro em casa, que escolhas tens?

Se assistiu ao nosso Vox Pop – já sabe a resposta a esta pergunta! Ainda assim, deixamos aqui algumas opções para quem quer deixar o carro em casa de forma a melhorar a qualidade do ar, reduzir o tráfego e melhorar a sua saúde física e mental:

  • Caminhar – caso te desloques entre curtos espaços;
  • Bicicletas – muitas cidades europeias estão a investir em infraestrutura cicloviária e calçadas mais seguras para incentivar o uso das bicicletas. Tens opções eléctricas e convencionais – para quem quer suar mais ou menos – e o valor dos passes são muito acessíveis;
  • Trotinetes – são elétricas e envolvem menos esforço que as bicicletas (para quem não pode chegar suado ao trabalho ou a um encontro especial). Podem andar nas ciclovias. Mas cuidado – atingem altas velocidades e devem ser usadas com consciência. E, sobretudo, devem ser devidamente arrumadas;
  • Transporte Público – utilizar o transporte público reduz o trânsito e oferece uma alternativa acessível e eficiente para viagens urbanas. É uma boa forma de se poder descansar, no decorrer da viagem, e conectar com o que está à nossa volta;
  • Partilha de carros: não é o ideal – mas é melhor que nada: o carpooling é uma opção cada vez mais popular em muitas cidades europeias. Permite economizar e, também, diminuir a quantidade de carros na rua.

Em resumo: o Dia Europeu Sem Carros é uma celebração da mobilidade sustentável e uma oportunidade para repensar os nossos hábitos de transporte! Tenta alternativas – apostamos que vai ser divertido!