Quando passar pela manteiga de amendoim no supermercado, comporte-se como faz quando se cruza com aquele conhecido, amigo de um amigo, que não vê há dois anos: ignore-a, finja que não a viu.
É que há uma receita feita com base nesta oleaginosa, cheia de gorduras saudáveis, que não leva conservantes ou qualquer outro tipo de químico, como as opções que se vendem já feitas em boiões.
Isto é do mais simples que há. A fórmula da receita de manteiga de amendoim de Ella Woodward, autora do blogue de comida saudável “Deliciously Ella“, é tão fácil, que nem a maior nódoa na cozinha terá legitimidade para justificar um falhanço, sob o risco de ser considerado inapto para viver, assim mesmo, no geral.
Só precisa de dois ingredientes e de um eletrodoméstico: amendoim e sal marinho, ambos para serem colocados num processador de alimentos. Se quiser torrar, basta levar primeiro ao forno. E já está.
Mas atenção, que se fizer manteiga de amendoim em casa deve guardá-la tal como as de compra: com o frasco virado para baixo, de maneira a garantir que os óleos ficam bem distribuídos pelo produto para que este mantenha a sua textura.
— 250 gramas de amendoim
— Sal marinho q.b.
Basta colocar os amendoins e o sal num processador de alimentos potente e deixar triturar e misturar durante cerca de dez minutos.
A pasta vai, primeiro, ficar espessa, mas, gradualmente irá ficar cremosa e suave.
Nota: se quiser fazer a manteiga de amendoim com o amendoim torrado, para ficar com um sabor mas intenso, basta levar o ingrediente ao forno, aquecido a 180 graus, durante cerca de dez minutos, o tempo para ficar mais dourado. Depois, é só retirar e deixar arrefecer antes de colocar no processador de alimentos.