A mind the trash foi primeira loja online Zero Waste portuguesa – focada na redução do desperdício, na sensibilização e educação para um consumo mais sustentável e a implementar um sistema de logística de reutilização de materiais, incentivando a economia circular.
Idealizado e fundado pela Catarina Matos e pelo Christian Andersen, este projecto é uma iniciava que se junta à luta contra o plástico a nível de e-Commerce, espalhando a mensagem de que existiam produtos alternativos e duradouros, mais amigos do ambiente e da nossa saúde.
Atualmente a Mind The Trash faz revenda para diversas lojas e já contém vários produtos de marca própria que pretendem preencher falhas no mercado da sustentabilidade.
E foi no meio deste universo que encontrámos a Catarina que nos recebeu no seu espaço – onde tem um showroom – para nos falar de alguns dos seus produtos de eleição, exatamente quando andávamos a trabalhar o tema de que os presentes, para serem DoBem, devem ser conscientes, ter um propósito e uma intenção.
E, como a Catarina diz: “não há desculpas para um presente de valor”.
São bálsamos hidratantes que cuidam dos teus lábios de forma natural e amiga do ambiente. Graças ao óleo de jojoba puro, óleo de amêndoa, manteiga de karité e vitamina E, consegue mantê-los suaves durante muito mais tempo. Os ingredientes são naturais, é um produto sem plástico e vegano. E o que é mais curioso é que a sua embalagem é exclusivamente de papel, o que permite a utilização total do produto e que possas reciclar a mesma.
Para a Catarina, este foi um dos produtos dos quais ele teve mais dificuldades em arranjar uma boa opção. Antes de ter a mind the trash, experimentou vários que lhe deixavam o cabelo oleoso e pesado, com aspeto de sujo e até em pior estado do que antes de usar o champô. Depois, começou a perceber o motivo: muitos champôs são formulados como um sabonete, o que está errado. A formulação de um champô sólido é totalmente diferente de forma a respeitar o pH dos fios. Quando começou a desenvolver os da marca, houve uma altura em que tinha cerca de 10 champôs no duche para testar, de forma a garantir que traziam, para o mercado, uma boa fórmula e que realmente funcionasse. E, depois desse esforço e dedicação, a Catarina diz: “Sabemos que os nossos champôs converteram muitas pessoas aos sólidos e com a sua venda já poupamos mais de 75 mil embalagens de plástico de champô de 400ml.”
Algumas das suas características:
Sabias que:
1 champô de 80g dura para 50-70 lavagens. Se considerarmos uma média de 60 lavagens, poupas cerca de +2x embalagens de champô de plástico de 400ml e cerca de 3,60€!
Esta é a segunda versão do amaciador mind the trash. Inicialmente, a marca lançou para cabelo normal a seco e cabelo oleoso. Contudo, a função principal do amaciador é desembaraçar, não hidratar ou nutrir. Assim, decidiram alterar e fazer um amaciador novo para todo o tipo de cabelo.
Algumas características:
Sabias que:
1x Amaciador de 30g dura cerca de 4m se o usarmos 3x por semana. Isto equivale a pouparmos cerca de +2x embalagens de plástico de amaciador de 250ml e cerca de 1,40€. Contudo, para Catarina, acaba por lhe durar para mais tempo, cerca de 6m e poupa aproximadamente 6.5euros! Tudo é estimativas claro, e depende do uso/desgaste que a pessoa lhe dá e daí considerarmos uma média mas, há para quem dure + de 1 ano!
Há muito tempo que os clientes mind the trash pediam uma caixa de transporte para o champô! Mas a marca não queria lançar algo usando mais recursos e então surgiu a ideia de lançar uma caixa com o “lixo” da mesma indústria (cabelo e corpo).
E, a verdade é que 1 caixa deste produto feito a partir de plástico 100% reciclado equivale a aproximadamente 4 embalagens de champô ou gel de banho.
Sabias que:
No total, a mind the trash já conseguiu reutilizar 1463 embalagens o que corresponde a 78,375 kg de plástico tipo HDPE!
Esta é uma máscara extremamente hidratante – formulada para todos os tipos de cabelo. Enquanto que o aloé vera orgânico e o azeite biológico ajuda a nutrir em profundidade, a água de romã dá um aspeto saudável e mais brilhante ao cabelo. O que mais gostamos é que:
Este não é um desodorizante qualquer: é um desodorizante de longa duração! Com uma fórmula à base de água, óxido de zinco – usado nos cremes para as fraldas ou protetores solares minerais – e micro-prata, permanece na pele, cuidando dela ao mesmo tempo.
Este desodorizante aguenta 3-7 dias sem reaplicar.
Impresso em papel reciclado e sem capa plastificada, este produto foi inspirado na filha da Catarina, e nos seus cães, pretendendo ser uma ferramenta de aprendizagem sobre o que acontece ao lixo que colocamos no caixote e ao que fica no chão das ruas.
A Catarina tem uma irmã que é educadora de infância e que a desafiou, também, a escrever sobre o tema devido à dificuldade que sente ser fazer chegar estas mensagens às crianças. Além disso, ela própria tinha dificuldades em perceber o processo da reciclagem. Por isso, o livro é direcionado a todas as crianças, mas também a pais, professores e educadores com o objetivo de as sensibilizar para as boas práticas da separação e reciclagem do lixo, não esquecendo da importância da reutilização.
Estes perfumes são especiais – como tudo pela mind the trash! Neste caso, porque não usam corantes, são criados sem recurso a crueldade animal e são veganos.
A Catarina conta-nos porque os trouxe para a loja: “Comecei a pesquisar sobre perfumes e queria trazer para a mind the trash uma solução que fosse mais amiga do ambiente. Então encontrei em Espanha esta marca (MAAR), que só utiliza álcool biológico, feito a partir da fermentação do trigo, e óleos essenciais naturais. Depois têm a preocupação também com as embalagens, pois têm a opção de refill e os frascos são em vidro (um material excelente para reciclar), os rótulos em linho e as tampas em madeira. Para além de tudo isto, ainda a MAAR doa 2% das suas vendas à Fundação Save The Med, que tem como objetivo regenerar o Mar Mediterrâneo.
Quando iniciou a sua jornada para reduzir o número de embalagens que levava para casa – e quando começou a questionar os ingredientes tóxicos com os quais a sua pele tinha contacto diariamente – a Catarina deparou-se com a vontade de mudar o detergente manual para a loiça. Encontrou alguns sabonetes naturais para o efeito, mas que não funcionavam DE TODO! Isto foi, para ela, uma grande desilusão. Por esse motivo, decidiu desenvolver um para marca. Um que sentisse que realmente funcionasse e com uma fórmula bem simples!
O sabonete mind the trash é não só incrível para lavar a loiça como as mãos. Aliás, até ajuda a cuidar da pele! O sabonete também é incrível para quem vai em viagem, pois é um 3 em 1: dá para lavar a loiça, as mãos e a roupa! É ótimo para remover nódoas. Estas particularidades tornam-no um apetite para caravanistas que não hesitam em comprá-lo por verem as vantagens de poupança de espaço que lhes traz.
Feita de algodão reciclado, pode durar entre 2 a 5 anos e no final de vida depositada no compostor caseiro. É, na verdade, uma esponja multiusos. Pode ser usada para a loiça (como substituto da parte amarela), como esponja para o banho ou para limpar superfícies. Além disso, duram muito mais do que uma esponja descartável e é muito mais bonita!
A Catarina não precisava de discos de algodão, porque fazia os seus com as suas camisolas velhas. Contudo, nem todos têm paciência para tal!
Assim, surgiu este produto: algodão desmaquilhante reutilizável. São quadrangulares- para evitar o desperdício de tecido, com duas faces (uma para os olhos e outra, mais áspera, para o rosto) e pensados também para peles sensíveis.
Feitos a partir de algodão orgânico, são feitos em Portugal com tecido de algodão orgânico GOTS certificado, contendo 5 unidades: 1 para cada dia útil da semana!
Acabamos com um presente ideal para quem quer começar um estilo de vida mais consciente e não sabe como. Este é um ponto de partida cheio de dicas, onde podem conhecer a jornada da Catarina e as transformações concretas pelas quais começou! Uma forma de aprender e conviveres, assim como conheceres o espaço e produtos da mind the trash.