Mês do Granel: junta-te à DoBem e faz a diferença!

Mês do Granel: junta-te a nós e faz a diferença!

Do BemDo Bem
Leia este artigo em: 2 mins
01.03.2023

É com grande entusiasmo que informamos que o mês de Março é o mês do Granel! E, como não podia deixar de ser, a DoBem é um parceiro orgulhoso deste movimento que tem, em si, o nosso propósito: o de consciencializar e sensibilizar as pessoas não só para a importância da compra a granel, mas também para a importância que este tema tem na nossa saúde, na do ambiente e, claro, nas nossas poupanças!

Mês do Granel: o que é

Mes do Granel

De 1-31 de março, começa o Mês do Granel – uma iniciativa internacional de mobilização – promovida, aqui em Portugal, a plenos pulmões pela Maria Granel (da nossa querida mentora Eunice Maia) e pelo Zero Waste Lab.

Este movimento pretende:

  • dar visibilidade ao setor do granel
  • sensibilizar as pessoas para as vantagens do granel
  • mobilizar a comunidade e mudar mentalidades
  • influenciar melhores políticas de flexibilização de venda a granel
  • fortalecer o granel como uma ferramenta de ação climática

O movimento “Março, o mês do Granel”, contará com vários embaixadores que vão dar força à mensagem desta iniciativa que tem com o apoio da Comissão Europeia, da Associação Zero e da Deco.

Porque nos faz sentido abraçar este movimento

O Mês do Granel, para além de ser, claramente, um movimento para o bem e pelo bem – esta é uma causa que se propõe, tal como a DoBem, a mudar mentalidades! E esta é, também, a nossa missão. Sensibilizar a tudo e todos para mais saúde, para mudança de hábitos e consciência, para rotinas mais sustentáveis e cuidado do planeta, inspirando – é o que move a DoBem e este movimento incrível também!

Mês do Granel

O que vai acontecer

Para sensibilizar a comunidade para a importância do granel de forma a que se possam criar novos hábitos de consumo e, com isso, reduzir o desperdício e promover vivências mais saudáveis a vários níveis, durante o mês de Março (o mês do granel), vão unir-se consumidores, distribuidores, ativistas e associações ambientalistas, em várias iniciativas em lojas de bairro de venda a granel, artigos, conversas e debates online.

Desta forma, podemos contar com:

  • uma agenda de iniciativas de norte a sul do país nos distribuidores e fornecedores aderentes (ver lista, aqui)
  • 31 dias de campanhas e mensagens de sensibilização e informação sobre o tema
  • Evento comemorativo de encerramento, a 30 de Março, para comemorar o Dia Internacional Lixo Zero.