panquecas saudáveis

Vídeo

As minhas panquecas saudáveis, que se fazem em 5 minutos e só com 4 ingredientes

As minhas panquecas saudáveis, que se fazem em 5 minutos e só com 4 ingredientes

Se há altura na minha vida em que tenho realmente muito apetite é na fase de preparação de maratonas. Principalmente ali entre as semana cinco e oito, quando a carga de treinos é mais intensa, treino mais e gasto mais energia. Logo, só tenho é vontade de comer. Gosto de preparar estas panquecas saudáveis quando me apetece assim um pequeno-almoço mais guloso. E o desafio aqui é não ceder à tentação da gula. Ou seja, é não ter mais olhos que barriga, entendem o que quero dizer?

Para preparar a receita uso as Aveias Divinas da Iswari, e se me perguntarem se prefiro a de Avelã e Cacau ou Amendoim e Banana, não vos sei dizer, porque adoro as duas. Mas muito cuidado, porque apesar de estas aveias terem vários benefícios — ajudam a controlar o peso e a glicémia, ajudam a manter os intestinos saudáveis e têm gorduras insaturadas, boas para o sistema cardiovascular —, são muito gulosas, e tudo o que é exagero faz mal. Portanto, calma nessa hora a colocar a aveia na receita, usem só as quatro colheres de sopa, e está bom.

Normalmente também uso estas aveias em smoothies ou para fazer papas. E agora vocês perguntam “e que quantidade usas para fazer essas receitas”, e depende. Costumo usar só duas, mas lá está, depende do apetite, entendem?

E se estiver com vontade de dar um toque mais lambareiro a estas panquecas saudáveis, adiciono uns quadradinhos de chocolate. Gosto do de sal e spirulina ou do de morango e cardamomo. Têm ambos 80% de cacau, e na verdade eu não os como só nas panquecas. Costumo comer sempre um ou dois ou dois quadrados a seguir ao pequeno-almoço e com o café, antes dos treinos. Mas agora que descobri esta receita, é preciso ter cautela para não exagerar no chocolate.

Espreitem aqui a receita e, se quiserem fazer estas panquecas em casa, aproveitem o meu código ISILVA para terem 10% de desconto em todas as vossas compras no site da Iswari.

Panquecas saudáveis de avelã e cacau (entre seis e dez panquecas)

Ingredientes

— 180 gramas de Aveia Divina de Avelã e Cacau Iswari (podem usar de amendoim e banana)

— Uma chávena de água ou 300 mililitros (uma chávena e um quarto) de bebida vegetal

— Duas colheres de chá de fermento em pó

— Sal q.b.

Preparação

Coloquem todos os ingredientes num copo de varinha mágica e triturem. Deixem a massa repousar durante cinco a dez minutos.

Untem uma frigideira com um pouco de óleo de coco e aqueçam em lume médio.

Com a ajuda de uma concha de sopa, coloquem porções da massa na frigideira e deixem cozinhar até surgirem algumas bolhas no centro — entre dois a três minutos. Virem com uma espátula, deixem cozinhar durante mais um minuto e sirvam.

Podem derreter o chocolate e deitar por cima, como faço neste vídeo, ou simplesmente colocar quadradinhos em cima antes de servir.