Sustentabilidade

Está à procura de uns ténis sustentáveis? Conheça a coleção Happy Pineapple da Nike

Os novos modelos resultam de uma parceria com a Ananas Anam, uma empresa que produz pele artificial a partir de folhas de ananás. Conheça os dois modelos.

Existem alternativas sustentáveis para praticamente tudo o que possamos imaginar. Quer deixar de usar algodão? Opte por discos reutilizáveis. Garrafas de água de plástico? É melhor optar por reutilizáveis. E até na roupa que utilizamos não faltam alternativas sustentáveis, que já chegam até ao calçado desportivo. E se está à procura de um novo par de ténis sustentáveis, a Nike acaba de lançar duas novidades.

Os dois modelos fazem parte da coleção Happy Pineapple, desenvolvida em parceria com a Ananas Anam, uma empresa que produz Piñatex®, pele artificial a partir de folhas de ananás. O material foi criado pela espanhola Carmen Hijosa, que percebeu ao perceber o impacto que a indústria da pele tinha em regiões como as Filipinas, quis desenvolver uma solução mais sustentável e que aproveitasse os recursos naturais.

A Piñatex® é um produto cujo toque se assemelha ao da pele e que é feito a partir das folhas de ananás. A celulose que é extraída das folhas que, de outra forma, seriam descartadas, é misturada com poliácido láctico e resina para criar o produto final. Esta é, tal como se pode ser no site da marca, uma alternativa mais ecológica ao uso da pele ou de outros substitutos que são obtidos através de plásticos.

Esta pele alternativa foi utilizada para criar os novos modelos de ténis sustentáveis da nova coleção da Nike, The Happy Pineapple. No total, a coleção conta com cinco modelos: os Air Force 1, Air Max 95, Air Zoom Type, Free Run Trail Premium e Air Max 90. Contudo, apenas os dois últimos estão disponíveis na loja online da Nike em Portugal. Todos os outros modelos estão à venda no mercado asiático.

Os ténis sustentáveis desta coleção mantém os traços originais de cada um dos modelos, mudando apenas as cores, a pele e também as solas e palmilhas. Estes dois elementos são em cortiça, uma iniciativa que faz parte do projeto Move to Zero da empresa americana. Esta iniciativa tem como principal objetivo acabar com o desperdício e com as emissões de carbono.

Os modelos são unissexo e estão disponíveis do 35.5 ao 50 — no modelo Air Max 90 LX — e do 38.5 ao 49.5 no Free Run Trail Premium Pineapple. Pode encontrá-los à venda na loja oficial da Nike.