energias renováveis

Sustentabilidade

Esta é a primeira cidade do mundo a utilizar apenas energias renováveis

Desde o início de julho que toda a eletricidade dos edifícios e candeeiros de rua é proveniente de paineís solares e moinhos eólicos.

A cidade australiana de Sidney é, oficialmente, a primeira em todo o mundo a utilizar penas energias renováveis para fornecer eletricidade aos seus habitantes. A notícia foi confirmada por Clover Moore, mayor da região, através da sua conta oficial no Twitter.

Segundo escreve a “Euronews“, a energia totalmente limpa da cidade é gerada em parques eólicos e solares na zona de Nova Gales do Sul. Esta mudança significará uma redução de cerca de 20 mil toneladas por ano nas emissões de CO2, da zona central da cidade, que tem aproximadamente 250 mil habitantes.

Além disso, a mudança vai permitir ao governo da região poupar o equivalente a 308 mil euros em recursos por ano, durante a próxima década, naquele que foi um investimento que rondou os 37 milhões de euros. Piscinas, candeeiros de rua, edifícios do governo e até mesmo o Sydney Town Hall passam agora a utilizar apenas energias totalmente limpas e renováveis.

“Estamos a passar por uma emergência climática, e se queremos reduzir as emissões e fazer crescer as energias limpas, então todos os setores do governo têm de passar a usar a usar energias renováveis”, explica Clover Moore. “As cidades são responsáveis por gerar 70% das emissões de gases em todo o mundo, por isso, é fundamental que tomemos medidas eficazes para combater esta crise climática.”

Sidney tem-se mantido uma cidade neutra em emissões de carbono desde 2007, e foi o primeiro distrito em toda a Austrália a conseguir atingir este objetivo. Até 2030, o governo do país pretende reduzir as emissões em mais de 70%. Com esta mudança para energias renováveis em Sidney, é possível que consigam atingir este resultado até 2024, seis anos antes do previsto.