poluição

Sustentabilidade

Poluição. Um dia em Lisboa equivale a fumar quantos cigarros? E no Porto?

Partimos de um estudo e de uma aplicação para lhe dizer quantos cigarros está a fumar sem saber quando está em algumas cidades.

DOBEM.
leia este artigo em: 4 mins

É a primeira vez que a poluição do ar é relacionada com o turismo. Depois de um estudo citado pela BBC confirmar que bastam pequenas quantidades de poluição existente no ar para provocar um grande impacto na nossa saúde, não só nos pulmões mas também no coração, uma publicação da Transport & Environment lança um aviso aos turistas: passar um fim de semana alargado num das 10 cidades europeias mais populares pode ter o mesmo efeito negativo na saúde do que fumar entre um a quatro cigarros.

“O paralelo entre a poluição do ar e o fumar baseia-se numa investigação feita pela Berkeley Earth [organização independente norte-americana que estuda as temperaturas terrestres], que se foca na análise das partículas finas — a medida mais comum de poluição do ar.”

Os turistas, segundo o mesmo site, têm vindo a evitar Hong Kong por causa da poluição do ar (a maior preocupação ambiental dos europeus)  e cidades como Barcelona e Londres têm sido cada vez mais visitadas no verão. Aliás, os dois destinos figuram nos 10 que a Transport&Environment cita na sua relação entre a poluição que se apanha num dia numa dessas cidades e o correspondente efeito a fumar um a quatro cigarros. As outras são Istambul, Paris, Amsterdão, Praga, Viena, Dublin, Milão e Roma.

Mas há mais. Dois criadores de conteúdos digitais inventaram uma aplicação que mostra o número de cigarros equivalente à poluição de uma capital qualquer em todo o mundo. Chama-se “Shit! I smoke” e foi desenvolvida por um designer e um físico a partir de um modelo matemático que relaciona vários dados relacionados com o tabagismo e a poluição do ar.

Na aplicação consegue ver os cigarros correspondentes a qualquer parte do mundo

A partir desta aplicação, elaborámos uma lista de várias cidades de todo o mundo, relacionando o efeito do nível de poluição a que está sujeito neste verão com o mesmo efeito provocado pelo fumar de certo número de cigarros. Assim, segundo esta aplicação, já sabe que um dia passado em Lisboa equivale a ter fumado 3,2 cigarros enquanto que se tiver passado o mesmo dia no Porto, esse valor já fica por 0,9, ou seja, menos de um cigarro. 

Cabul, Afeganistão – 8,4

Islamabad, Paquistão – 7,7

Hong Kong, China – 7

Madrid, Espanha – 6,2

Daca, Bangladesh – 4,1

Dubai, Emirados Árabes Unidos – 4

Cairo, Egipto – 3,5

Lisboa, Portugal – 3,2

São Paulo, Brasil – 3

Nova Iorque, Estados Unidos – 2,8

Nova Deli, Índia – 2,7

Roma, Itália – 2,5

Paris, França – 1,6

Sydney, Austrália – 1,4

Berlim, Alemanhã – 1,2

Moscovo, Rússia – 1

Porto, Portugal – 0,9

Londres, Inglaterra – 0,8

Amesterdão, Holanda – 0,7

Gaborone, Botswana – 0,1

Texto escrito por Madalena Traguil