decoração para varandas

Sustentabilidade

21 peças de decoração sustentáveis para transformar a sua varanda — a partir de 2,50€

Da cerâmica, aos vasos, às flores e aos macramés. Se quer aproveitar ao máximo o espaço exterior nos dias mais quentes, espreite estas sugestões.

Todas as pessoas têm um cantinho preferido em casa. Para alguns é o quarto, a sala, ou a cozinha, para outros a varanda. E o que haverá de melhor do que aproveitar esta divisão, sobretudo nos dias mais quentes que estão prestes a chegar? Seja para ler, descansar, apanhar sol ou apenas trabalhar, é daquelas pessoas que até dá uso à varanda, mas sente que lhe falta um toque especial de decoração? Então temos 21 sugestões de peças sustentáveis de decoração para varandas que precisa de conhecer.

Seja com vasos, peças feitas por si, mesas, artigos de cerâmica ou apenas uma planta: há opções para todos os gostos sem esquecer, claro, a sustentabilidade. Já são várias as marcas de design e de mobiliário que apostam em decoração sustentável, como é o caso da loja portuguesa Boa Safra. Esta marca une materiais sustentáveis com uma simplicidade estética, resultando em peças com um toque de modernismo e um design intemporal, sempre com a sustentabilidade em mente.

Por outro lado, ser sustentável não significa estar sempre a criar produtos novos, mesmo que sejam feitos com materiais de menor impacto para o ambiente. Sustentabilidade é, também, dar segundas oportunidades às peças. É o caso do IKEA, que tem o serviço 2ª vida: ao entregar um móvel que já não utiliza, a loja sueca reembolsa-o — mediante avaliação — em forma de cartão devolução para gastar na loja. Depois, o seu móvel ganha uma nova vida e é vendido na secção de “oportunidades” no valor pelo qual foi avaliado. Mais do que comprar, por vezes fazer mudanças na decoração também passa por saber reutilizar materiais que estejam em boas condições e que possam ter vários propósitos.

Por isso, se já está pronto para aproveitar as tardes de sol lá para fora, arregace as mangas, prepare as cadeiras, limpe o pó e conheça as 21 peças de decoração para varandas que temos para lhe sugerir. Seja a sua varanda grande, pequena, larga ou estreita, estas peças vão torná-la acolhedora e claro, sustentável.