novo jardim

Sustentabilidade

Há um novo jardim para conhecer no centro de Lisboa — e é pet friendly

O Jardim Caixa já fazia parte dos planos da Lisboa Capital Verde Europeia 2020 e do compromisso de criar mais espaços verdes na capital até 2021.

Numa altura em que temos cada vez mais vontade de sair de casa e aproveitar o bom tempo ao ar livre, a Câmara Municipal de Lisboa acaba de inaugurar um novo espaço verde na cidade. Chama-se Jardim Caixa, e fica entre a zona do Areeiro e o Campo Pequeno, no edifício da Caixa Geral de Depósitos.

O projeto fazia já parte da agenda da Lisboa Capital Verde Europeia 2020, que se comprometeu a criar mais 100 hectares de espaços verdes na capital até 2021 e que se concretiza com a inauguração de um novo jardim na cidade todos os meses. O objetivo, segundo o compromisso publicado no site da iniciativa, é que até 2021 85,3% da população lisboeta viva a menos de 300 metros de um espaço verde com, pelo menos, 2 mil metros quadrados.

Este novo jardim, que fica mesmo ao lado da Culturgest, tem várias zonas de descanso e áreas com sombras — outro dos compromissos na agenda da Lisboa Capital Verde Europeia 2020 — para se abrigar nos dias de maior calor. Além disso, o Jardim Caixa propõe um roteiro artístico onde pode conhecer obras de artistas como Clara Menéres, Fernando Conduto ou Júlio Pomar.

A inauguração do Jardim Caixa aconteceu esta segunda-feira, 29 de junho, e o espaço estará aberto todos os dias entre as 9 e as 21 horas durante o verão. Nos meses de inverno, estará a funcionar até às 17h30.

Existem três entradas para o Jardim Caixa, uma na Rua do Arco do Cego, outra na Av. João XII e ainda pela Rua Cidade de Bucareste. O jardim é pet friendly, por isso pode levar o seu animal de estimação para conhecer este novo espaço verde em Lisboa.