meditação

Sustentabilidade

Mindtree. A aplicação onde por cada meditação planta uma árvore

O projeto foi desenvolvido por um norueguês e une saúde mental e bem-estar às problemáticas ambientais. Esta disponível para download em Portugal e é gratuita.

Nunca se falou tanto de saúde mental como nos últimos anos, especialmente em momentos desafiantes como aqueles que temos vindo a atravessar. Talvez seja por isso que existem cada vez mais aplicações para meditação no mercado que prometem ir ao encontro das diferentes preocupações de cada pessoa. A mais recente chama-se Mindtree, e é diferente de tudo o que vimos até agora. É que, por cada meditação que fizer na aplicação, vai estar a ajudar o planeta, plantando uma árvore.

A desflorestação tem sido um tema cada mais preocupante a nível mundial, e os factos não deixam margem para dúvidas. Os incêndios na Austrália e na Amazônia em 2019 são prova disso mesmo. Um relatório de 2020 da Organização das Nações Unidas, citado pela “EuroNews”, afirma que desde 1990 o planeta já perdeu 178 milhões de hectares de floresta. Estes dados levam a que haja cada vez mais iniciativas que tragam este assunto à tona e, recentemente, o Parlamento Europeu tomou inclusive várias medidas para que este passasse a ser um tema prioritário.

Foi com isto em mente que o norueguês Steffen Westlund criou a Mindtree. A aplicação, desenvolvida em parceria com a Trees for the Future, uma organização ligada à sustentabilidade que planta e revitaliza terreno degredado no Quénia, Senegal, Tanzânia e Uganda, permite que, a cada sessão de meditação que um utilizador faça, seja plantada uma árvore numa destas regiões.

“Ver tantas florestas destruídas, fez com que eu visse ao vivo as consequências da deflorestação e o quanto isso tem impacto em tudo, desde a vida selvagem ao aquecimento global. Mas também me deu uma ideia. Como outros milhões de pessoas no mundo inteiro, eu fazia meditação regularmente. Foi aí que me apercebi que o mindfulness podia ser utilizado, não só para reduzir o stresse individual, mas também para reduzir o stresse que colocamos no planeta”, diz o criador da aplicação, citado pela plataforma “Green Queen”.

Já conhecemos algumas aplicações de meditação que têm como objetivo promover uma melhoria da saúde mental, contudo, nenhuma delas tem o propósito de ajudar o planeta. “O foco da Mindtree é dos poucos no mundo das start-ups: transformar lucro em árvores e medir o sucesso no impacto social e ambiental, e não apenas no valor financeiro”, explica o fundador.

O download da Mindtree é gratuito e encontra-se disponível para iPhone e Android. Para conseguir plantar uma árvore a cada sessão de meditação, é necessário subscrever ao plano Pro, que custa 10,99€ por mês. Além da plantação da árvore, pode ainda aceder a todos os conteúdos, nomeadamente áudios direcionados para o stresse, concentração e sono. A aplicação já conta com utilizadores de mais de 20 países diferentes e os áudios têm cerca de dez minutos cada. Pode inclusive, colocar lembretes na própria plataforma para não se esquecer da hora de meditação.