teste de gravidez sustentável

Sustentabilidade

Lia. Este é o primeiro teste de gravidez sustentável 99% eficaz

É biodegradável, compostável e solúvel em água, o que o torna uma solução mais prática, higiénica, discreta e amiga do ambiente.

Fazer um teste de gravidez é um momento que gera uma onda de emoções. Se, por um lado, há quem espere um resultado negativo, por outro há quem aguarde ansiosamente pela notícia que que vem um bebé a caminho. E é certo que já existem vários tipos de testes que dão todo o tipo de indicações, mas nenhum destes se podia considerar um teste de gravidez sustentável. Até agora.

Chama-se Lia, e depois de seis anos de desenvolvimento, é o primeiro e único teste de gravidez que para além de ser amigo do planeta, é solúvel e garante 99% de eficácia. O produto foi desenvolvido por Anna Couturier e Bethany Edwards, e a ideia surgiu em 2015, ano em que as fundadoras quiseram criar um teste que tivesse um menor impacto para o planeta.

“Ao reconhecer as frustrações que vêm com o atual teste de gravidez e a quantidade de plástico desnecessário que polui o nosso planeta, ficou claro de que precisávamos criar algo melhor que pudesse ter um impacto duradouro”, conta a fundadora ao “GreenMatters”.

Um teste de gravidez consiste na deteção da hormona hCG — hormona gonadotrofina coriónica humana — cujos níveis aumentam e se detetam na urina da mulher. Tal como os outros testes, este não é exceção no que toca ao processo. É necessário urinar para o teste durante sete segundos, pousar num local estável e direito e, após alguns minutos, o resultado aparece, sendo que o Lia tem 99% de eficácia.

teste de gravidez sustentável

A grande diferença em relação a outros testes é o material, pois é o teste é solúvel. Por isso, no caso de querer manter o resultado para si pode estar à vontade para o deitar pela sanita, sem qualquer peso na consciência. É que, tal como o papel higiénico, este teste de gravidez também se vai desfazer. Para além disso, é biodegradável.

Caso a vontade seja guardar o teste de gravidez como uma recordação ou simplesmente como um presente, “só precisam de o cortar ao meio. Depois, guardam a parte que inclui o resultado, e mandam pela sanita ou compostam a metade que contém a urina”, acrescenta. Algo que, com outros testes, não pode ser feito.  

Pelo seu destaque no mercado e por ser uma novidade a nível mundial, estes fatores fizeram com que o processo fosse demorado. “A razão pela qual demorou tanto tempo trazer o Lia para o mercado é porque nunca foi feito nada assim, por isso, os fabricantes não estavam equipados para produzir o produto. Eu e a equipa tivemos de guiar os nossos parceiros passo-a-passo durante o processo inteiro”, explica a fundadora.

Apesar desta inovação prática e higiénica, este teste de gravidez sustentável é feito de uma fibra vegetal chamada celulose, não contém qualquer tipo de plástico, fibras de vidro e nitrocelulose. Fora os benefícios do teste em si, a sua embalagem também é reciclável.

Para já, não é possível comprar os testes da Lia em Portugal. O produto está a ser vendido no site oficial da marca, que só envia para moradas nos Estados Unidos. Não se sabe, ao certo, quando é que a política de envios se vai alterar. Caso esteja nesta região e queira comprar os testes, uma caixa de dois testes custa 11,73€ e pode ser comprada através do site.