hotel

Sustentabilidade

Neya Lisboa.Este hotel planta árvores para compensar as emissões de carbono

O Neya fica no cento de Lisboa e tem uma forte política de responsabilidade ambiental, tanto no hotel como no restaurante.

DOBEM.
leia este artigo em: 3 mins

As emissões de dióxido de carbono no mundo, gás poluente com fortes implicações no aquecimento global, continuam a aumentar, registando o ritmo de crescimento mais rápido dos últimos cinco anos. Tendo em conta estes números, o NEYA Lisboa Hotel tem vindo a esforçar-se para diminuir a pegada ecológica de ser um hotel de portas abertas no centro de Lisboa.

Esse esforço foi compensado em março de 2019, quando se tornou no primeiro hotel no país neutro em emissões de carbono — o único hotel carbono zero em Portugal. O objetivo já estava definido desde o ano passado pelo hotel, que quer contribuir para a mitigação do aquecimento global e das alterações climáticas do planeta.

Face ao ano de 2017, o Neya conseguiu uma redução adicional de 27,7% de emissões de carbono emitidas para a atmosfera, totalizando 202,9 toneladas de CO2e. Estas emissões serão compensadas, ainda este ano, através de uma ação de plantação realizada numa área de floresta nacional.

O NEYA Lisboa estabeleceu, no ano passado, uma parceria com a Ponto Verde Serviços, que realizou um cálculo estimativo das emissões de CO2e, resultantes do consumo de energia, mobilidade, estadias, transporte de matérias primas e produção de resíduos.

Em novembro passado, as emissões de carbono relativas a 2017 foram compensados através de uma ação de plantação de 750 árvores no Parque Natural da Serra de São Mamede, em Marvão, minimizando assim o seu impacto no meio ambiente.

O hotel NEYA é protagonista de um conceito sustentável através da implementação de uma forte política de responsabilidade ambiental e modelo de gestão eficiente. Exemplo disso é que, a propósito da hora do planeta, além de apagar as luzes entre as 20h30 e as 21h30, o restaurante do hotel serviu jantares, cuja preparação é baixa em carbono e é para ser degustado à luz das velas.

Foi também nomeado para o prémio World Travel Awards na categoria de “Portugal Leading Green Hotel” em 2019 e 2020. Localizado no coração de Lisboa, o hotel apresenta-se como um quatro estrelas superior. Disponibiliza 76 quartos, incluindo quatro suites, e quarto adaptado a pessoas com mobilidade reduzida.

Texto de Rita Espassandim