Sustentabilidade

“Germina-te”. O livro digital que ensina as crianças a plantarem os seus próprios alimentos

É o primeiro livro para crianças de André Maciel, responsável pelo projeto HortasLx, que criou hortas urbanas por Lisboa. A sustentabilidade, a reciclagem e a compostagem são alguns dos temas que fazem parte da história de Josué.

André Maciel tinha 16 anos quando percebeu que queria concretizar um sonho: consciencializar os outros para tudo o que podiam fazer para ajudar o planeta. Mais de 10 anos depois, aos 29, lançou o seu primeiro livro digital para crianças, onde, contando a história de Josué, as ensina como podem fazer nascer as suas próprias plantas. 

Chama-se “Germina-te” e foi lançado esta segunda-feira, 1 de junho, no Dia da Criança, depois de dois meses a desenvolver o projeto, em plena época de quarentena. 

“Planeámos lançar no Dia da Criança para dar mais ênfase a esta ideia de ser mesmo para os mais novos”, conta à dobem. “Assim, os pais, tios ou avós podiam oferecer este livro às crianças que os rodeiam.”

André nasceu em Setúbal mas sempre teve muito contacto com a natureza, mesmo tendo nascido na cidade, e esteve desde sempre ligado a causas ambientais. Quando cresceu, percebeu que todas as crianças deviam ter a oportunidade de estar ligadas à natureza, aprenderem mais sobre ela e perceberem como funcionam os ecossistemas, o que o fez criar esta história. 

O livro acompanha as aventuras de Josué, um miúdo que nos seus passeios pela cidade e pelo campo vai encontrando umas coisas brilhantes que, na realidade, são sementes. Ao longo do seu caminho, Josué vai guardando todas as sementes que apanha, até que, já com as mãos cheias e no momento em que começa a chover, deixa cair uma no chão.

Josué volta a casa e no dia seguinte, quando acorda, vê que estava lá uma planta. “Foi aí que o Josué percebeu que era uma semente”, explica André. A partir daí, Josué vai ensinar a plantar e a cuidar das suas quatro sementes, que são quatro super poderes: o do rabanete, do girassol (o seu preferido), do tomate e da salsa (o super poder cheiroso).

É com este enredo que André pretende passar às crianças tudo o que aprendeu ao longo dos anos acerca da sustentabilidade, de reciclagem e do cultivo de comida orgânica. No fundo, é quase o mesmo que faz com os adultos no projeto que lançou antes da quarentena, as HortasLX

“O projeto que nasceu em Lisboa, um pouco antes da quarentena, e focou-se em construir hortas nas cidades, o mais perto possível das pessoas, para lhes dar um apoio e incentivar”, diz André. “O livro acaba por ir nessa vertente, mas mais direcionado para as crianças, com o intuito de motivar, incentivar e criar esse bichinho pela natureza.”

Para criar o livro digital, André contou com a ajuda da designer Inês Meireles, que conheceu quando trabalhou pela primeira vez no Boom Festival. Passados alguns anos, voltaram a encontrar-se. André falou-lhe neste projeto e explicou a Inês que gostava de contar com a sua ajuda, e a designer aceitou. “Foi a primeira vez que ela fez um projeto deste género e foi tudo em teletrabalho, o que se tornou ainda mais desafiante”, recorda. “Mas quando as pessoas querem muito uma coisa e acreditam num projeto, fazem acontecer.”

E aconteceu mesmo, mas não vai ficar por aqui. André tem ideia de publicar novos volumes da história do Josué, onde, depois de perceber que tem o poder de fazer crescer coisas na terra, o miúdo vai ensinar a todos as crianças a importância de cuidar dela com amor e carinho. A compostagem será outro dos temas dos próximos volumes, embora este primeiro livro já conte com a participação de uma das grandes amigas de Josué: a Dona Minhoca Vermelha. 

“É ela que ajuda a fazer toda a compostagem”, explica o autor. “Precisamos desse preparado que ela fez para conseguirmos juntar a metade da nossa terra e conseguirmos ter uma germinação perfeita, sem aditivos químicos.”

Ainda sem data de lançamento marcada, André revela que o próximo capítulo poderá chegar na altura do Natal, ou no início de 2021. Para já, pode encontrar a história do Josué na loja online da Sementes Vivas por 7,50€.