o futuro do granel

Sustentabilidade

“O Futuro do Granel”. Vem aí o primeiro webinar sobre o futuro do granel em Portugal

Oradores internacionais, debate de ideias e desmistificação de temas. Estas são algumas das coisas que pode esperar do primeiro webinar sobre o impacto do granel em Portugal.

DOBEM.
leia este artigo em: 5 mins

Se em tempos era quase preciso percorrer meia cidade para encontrar lojas a granel, hoje em dia não faltam opções espalhadas um pouco por todo o País. A crescente preocupação em manter um estilo de vida mais sustentável leva a que este tipo de comércio seja cada vez mais procurado, e o papel do granel no País tem vindo a mudar ao longo dos anos. E se não sabe exatamente do que estamos a falar, prepare a agenda, porque vem aí o primeiro webinar dedicado ao futuro do granel em Portugal.

A iniciativa “Futuro do Granel” tem data marcada para dia 17 de julho e foi lançada pelo projeto Maria Granel, uma mercearia biológica a granel e loja de acessórios zero waste criada por Eunice Maia.. É o primeiro evento dedicado ao setor do granel onde vai poder ouvir mais acerca do seu impacto social, económico e ambiental, tudo com o apoio de 27 entidades especializadas no tema.

Quando falamos em compras a granel, não falamos apenas em diminuir o desperdício, mas também em consumir produtos de uma forma responsável. E embora seja uma forma de contribuir para a sustentabilidade, nem toda gente o aplica e há quem queira começar a fazê-lo, mas não saiba ao certo por onde começar. É daí que surge a vontade de criar este webinar.

Como explica Eunice Maia, fundadora do projeto Maria Granel, “[a ideia] já andava na minha cabeça há muito tempo e a pandemia veio, de alguma forma, acelerar e concretizar esta vontade, até porque como é digital chegamos a mais pessoas. Isto porque, nos últimos dez anos, temos recebido diversos pedidos, de vários pontos do País, de pessoas a tentarem perceber o que é preciso para abrir uma loja a granel. Como não consigo dar resposta a tantos pedidos, e embora acompanhe alguns empreendedores, achámos que um webinar era o formato perfeito, não só para falar de granel, mas para falar de tudo”.

O setor do granel tem tido um crescimento exponencial e é com isso em mente que surge este “Futuro do Granel”. Durante este webinar, vários oradores falarão sobre o estilo de vida zero waste e dos vários casos de sucesso, tanto nacionais como internacionais. Tal como explica a fundadora, “vamos ter também convidados da área do marketing sustentável, mais uma vez para nos ajudarem a refletir precisamente sobre este tema, e para mim, de todos os temas, o mais importante está relacionado com a flexibilização com o granel e a legislação do mesmo. Porque, em Portugal, temos um quadro regulatório que é muito restritivo, ao contrário do que se passa no resto da Europa”.

Precisamente por isso, ao assistir a este webinar vai poder ouvir figuras de referência no que toca ao tema do granel como é o caso de Lucia Pereira, em representação da Réseau Vrac — a única organização profissional dedicada à democratização do granel em França e no mundo — Lívia Humaire, fundadora da primeira loja Zero Waste do Brasil, Luís Amado, responsável pelo BLab Portugal (BCORP) e fundador da Less, lda, e Susana Fonseca, fundadora e membro da direção ZERO. Os temas vão desde financiamento ético, ativismo, marketing sustentável à flexibilização do granel.

“Somos anfitriões, mas também queremos trazer casos de sucesso, vários pontos do país, dar a conhecer diferentes formas de mostrar o granel e acreditamos muito no poder da colaboração e associados ao granel”, acrescenta a fundadora.

O evento está dividido em dois horários. O primeiro acontece durante a manhã onde poderá ouvir os oradores entre as 10 e as 13 horas. O segundo, na parte da tarde, decorrerá entre as 14 e as 17h30. A inscrição no webinar custa 40€ e pode inscrever-se através do site oficial da Maria Granel.