telemóvel mais sustentável

Sustentabilidade

Fairphone 3. O telemóvel mais sustentável do mundo já está à venda em Portugal

É feito com material reciclado e não traz carregador nem headphones para que possa usar os que já tem. E pode ser reparado pelo dono.

Basta ver cinco minutos de uma conferência de um qualquer gigante de tecnologia para se chegar ao tema da sustentabilidade. Enquanto alguns utilizam as carcaças de telemóveis antigos para fazer novos equipamentos, outros comprometem-se a reduzir a pegada ecológica dos materiais utilizados. Mas a verdade é que, até há bem pouco tempo, nenhuma tinha apresentado aquele que seria o telemóvel mais sustentável do mundo, até aparecer a Fairphone.

O novo smartphone da marca holandesa foi lançado em outubro de 2019 e acaba de chegar à NOS, que vai comercializar o Fairphone 3, considerado o telemóvel mais sustentável do mercado.

O equipamento é constituído por seis componentes principais, que podem ser facilmente reparados ou substituídos, o que permitirá aumentar a vida útil do equipamento. E mais: os componentes são feitos de plástico reciclado, cobre e minerais extraídos de zonas livres de conflito e de fontes de comércio justo.

A Fairphone está sediada em Amesterdão, na Holanda, e conta com mais de 70 funcionários em todo o mundo. A empresa  trabalha apenas com fornecedores cujos funcionários são tratados de forma justa. Já foi reconhecida pela Greenpeace como “o fabricante de produtos electrónicos mais verde do mundo”, um reconhecimento que advém do facto de desenvolver produtos que utilizem materiais reciclados e justos, por usar uma produção responsável, com menor impacto ambiental e uma durabilidade superior.

No caso deste smartphone, o sistema operativo é Android 9 e um processador Qualcomm Snapdragon 632. Tem um ecrã de 5.7 polegadas, 4GB de RAM e um microSD com capacidade de memória até 400 GB. Numa ótica de zero desperdício, o Fairphone 3 não traz carregador, cabo de alimentação ou headphones, para que os clientes possam continuar a utilizar os que já possuem, e vem equipado com proteção de ecrã e mini-chave de fendas para tornar mais simples a reparação, substituição ou upgrade de componentes.

O Fairphone 3 está à venda em Portugal por 449,99€, com corpo em preto translúcido.