ambiente

Sustentabilidade

Quer ter um estilo de vida mais amigo do ambiente? Veja estes 6 documentários

"Blackfish" e "Cowspiracy" são dois dos títulos que sugerimos para perceber porque deve começar a ter atitudes mais sustentáveis.

DOBEM.
leia este artigo em: 5 mins

As preocupações com o ambiente estão cada vez mais presentes na vida de todos nós. Prova disso é que há cada vez mais documentários que têm como principal objetivo mostrar a todos nós qual o melhor caminho para termos um estilo de vida mais sustentável.

Desde especialistas que nos passam uma visão de esperança e nos mostram como é possível fazer a diferença a projetos que nos mostram a que está por trás de algumas das nossas escolhas do dia a dia, há muito por onde escolher. Se não sabe por onde começar e não tem a menor ideia de onde pode encontrar alguns destes documentários, deixamos algumas sugestões para se aventurar neste universo.

Pegue no calendário, prepare umas pipocas (não as de saco, utilize milho e um tacho que é bem mais sustentável, saudável e barato), pegue no comando e comece a riscar nomes da lista.

David Attenborough: Uma Vida no Nosso Planeta (2020)

David Attenborough é um dos naturalistas mais conhecidos em todo o mundo. O britânico de 94 anos percorreu mais de 39 países para filmar 650 espécies para filmar a série “A Vida Na Terra“, da BBC, e em setembro de 2020 aderiu ao Instagram para deixar um alerta: o mundo está com problemas.

O novo documentário, que à primeira vista parece um relato da sua vida, serve também como alerta para mostrar ao mundo que o planeta e o ambiente ainda estão em apuros, mas que vamos a tempo de os salvar.

Blackfish – Orca – Fúria Animal (2013)

Com uma pontuação de 8,1/10 no IMDb, em “Blackfish”, conhecemos a orca Tilikum, capturada nas águas da Islândia e condenada a viver em cativeiro o resto dos seus dias, para nos divertir. Muito mais do que a triste história de “Tilly”, este documentário é um alerta vermelho para os perigos da captura destes animais, para nós e para eles.

Koyaanisqatsi (1982)

Com uma pontuação de 8,3/10 no IMDb, “Koyaanisqatsi” é o primeiro e talvez o mais marcante documentário da trilogia Qatsi. Sem diálogos, apenas através da sequência de imagens e da notável banda sonora, neste documentário vemos o mundo como ele era antes, e como está o ambiente agora, depois da chegada dos seres humanos.

The Cove – A Baía da Vergonha (2009)

Com a pontuação de 8,5/10 no IMDb, este documentário segue um grupo de ativistas até à cidade japonesa de Taiji, na tentativa de mostrar ao mundo que, longe dos olhares da população, milhares de golfinhos têm sido cruelmente capturados para comercialização.

An Inconvenient Truth – Uma Verdade Inconveniente (2006)

Com uma pontuação de 7,5/10 no IMDb, achamos que este é o documentário indicado para quem não partilha das preocupações com o ambiente de Donald Trump que, felizmente, está de saída da Casa Branca. É nele que Al Gore choca o mundo, para o consciencializar de um problema que é seu: o aquecimento global.

E, como se  “Uma Verdade Inconveniente” não nos bastasse, está disponível, desde 2017, “Uma Sequela Inconveniente: A Verdade ao Poder”, numa espécie de follow-up do documentário de 2006.

“Cowspiracy” (2014)

“Cowspiracy” é dos documentários do género mais falados nos últimos anos. O filme explora o impacto da indústria animal no ambiente, investiga organizações ambientais e olha para os vários problemas presentes no nosso planeta como o aquecimento global, o uso da água e a desflorestação.

Está disponível na Netflix.

Texto escrito por Ana Roque