embrulhos de Natal sustentáveis

Sustentabilidade

5 embrulhos de Natal sustentáveis para combater o desperdício

E se lhe dissermos que os rolos de papel higiénico podem ser utilizados para criar caixas para embrulhar presentes? E que as páginas de livros antigos podem ser aproveitadas? Descubra como ter um Natal mais eco-friendly.

Todos os anos a história repete-se. Sai de casa na manhã de 25 de dezembro para ir comprar algo para o pequeno-almoço (se tiver estômago depois da ceia da noite anterior), para passear ou cão ou simplesmente para apanhar um pouco de ar, e os contentores de lixo estão completamente cheios. Das caixas de brinquedos aos restos de comida, sem esquecer o papel usado para os embrulhos de Natal, há de tudo um pouco. E, na grande maioria dos casos, não encontramos embrulhos de Natal sustentáveis nestes contentores.

Sabemos que a tradição de oferecer presentes não vai terminar, apesar de existirem cada vez mais opções que nos mostrem que é possível oferecermos coisas úteis às pessoas de quem mais gostamos. Mas se há coisa que muita gente parece ignorar é o facto de, todos os anos, deitarmos centenas de toneladas de papel de embrulho para o lixo, já para não falar no dinheiro que se gasta neste papel.

Além disso, e segundo escreve a plataforma “Earth911, a grande maioria dos embrulhos de Natal, desde o papel aos laços e até mesmo à fita cola, não podem ser reciclados. Isto porque, explicam os especialistas, “o papel brilhante e laminado não é reciclável, e ao incluí-lo no monte de papel para reciclar, está a contaminar todos os outros produtos que poderia ser aproveitados.”

Posto isto, haverá forma de tornar o Natal mais eco-friendly evitando o desperdício e tornando os embrulhos de Natal sustentáveis? Existe, sim, mas requer alguma criatividade para transformar um presente que, à primeira vista, até pode parecer aborrecido por não ter papel brilhante com renas ou bonecos de neve, mas isso não significa que não seja igualmente especial.

E porque acreditamos que é possível tornar esta época mais ecológica, e porque muito provavelmente ainda não embrulhou todos os presentes que vai colocar debaixo da árvore este ano, temos 5 ideias de embrulhos de Natal sustentáveis para tornar o seu Natal mais eco-friendly.

Embrulhos com tecido

Camisolas antigas que ia deitar fora, panos da loiça que não usa há anos e que estão enfiados no fundo de uma gaveta sem verem a luz do dia e fronhas de almofada sem par. Estes pedaços de tecido estão prontos para ir para o lixo? Nem por isso.

Utilize-os para fazer alguns embrulhos de Natal sustentáveis e diferentes do que é tradicional. E não, não vai precisar de fita cola para estes embrulhos, só de alguma prática e alguns tutoriais de Furoshiki, a arte japonesa de embrulhar presentes em tecido. Veja o tutorial de Marie Kondo, a especialista em arrumação e organização, para perceber como fazer estes embrulhos de Natal sustentáveis.

Utilize papel kraft

Certamente já recebeu uma encomenda que vinha com algum papel castanho, ligeiramente mais grosso que o papel de embrulho e que pode ser reciclado. Ou até pode já ter usado um saco feito com este papel numa mercearia a granel. Chama-se Papel Kraft, e o simples facto de ser, geralmente, feito de papel reciclado, faz com que ele próprio também o possa ser assim que o gastar.

Se sabe de que tipo de papel estamos a falar, é natural que ache que é aborrecido, enfadonho, sem qualquer graça e totalmente descaracterizado. É certo, mas tal como dissemos no início deste artigo, criar embrulhos de Natal sustentáveis também requer alguma imaginação e, neste caso, todas as ideias são bem vindas.

Como fazer embrulhos ecológicos - Green Vibe

Uma das coisas que pode tornar o embrulho diferente é o simples facto de evitar a fita cola, mesmo que seja de papel, e substituindo por cordel ou ráfia, materiais que além de serem biodegradáveis, dão logo um aspeto cuidado ao presente. Outra coisa que pode fazer é adornar o presente com alguns ramos de folhas secas ou até com ervas aromáticas, para lhe dar um cheiro ainda mais especial.

Recicle jornais e livros antigos

Sabe aquelas revistas e jornais que tem guardados numa gaveta porque lhe trazem boas memórias? Se Marie Kondo passasse em sua casa, eram certamente das primeiras coisas a irem para o lixo. O mesmo com aqueles livros antigos, com páginas já caídas em que nunca mais vai pegar.

Newspaper gift wrap

Ainda vai a tempo de meter em prática aquela resolução que anda a tentar cumprir desde o início de 2020 de destralhar a casa, e nada melhor do que evitar o lixo e o desperdício aproveitando essas páginas para fazer embrulhos de Natal sustentáveis. Corte as páginas dos livros, dos jornais e das revistas, e use-os no lugar do papel de embrulho descartável. A melhor parte? Este papel é reciclável.

Aproveite as caixas de cartão

Se 2020 nos ensinou alguma coisa é que a melhor forma de fazer as compras é online. Evitar os aglomerados dos centros comerciais e de algumas das lojas de rua nas zonas mais concorridas das grandes cidades foi uma necessidade que se impôs neste Natal. E esta é uma realidade que já se começa a notar, sendo que em novembro de 2020 o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou que há cada vez mais pessoas a fazer compras online, muito devido ao contexto da pandemia.

Gift Card Box - Stash

E porque é que estes dados são relevantes? Porque cada uma destas encomendas chega, geralmente, numa caixa de cartão que poderia muito bem acabar no lixo — ou, idealmente, no ecoponto azul. Mas e se, em vez disso, armazenar todas as caixas das encomendas para lhes dar um novo uso criando embrulhos de Natal sustentáveis? se a caixa estiver totalmente descaracterizada, não precisa de fazer grande coisa. Basta colocar alguma ráfia ou cordel à volta para a fechar — já dissemos para evitar a fita cola? —, e dar um laço no topo antes de colocar debaixo da árvore.

Guarde os rolos de papel higiénico

Parece uma ideia completamente absurda, mas os rolos de papel higiénico são feitos de cartão, e se quiser embrulhar presentes pequenos, como por exemplo jóias ou outros acessórios, esta é uma ótima forma de evitar o desperdício e ter um embrulho de Natal sustentável — e diferente do habitual.

Toilet paper roll gift boxes

Para fazer estas pequenas caixas, só precisa de empurrar cada uma das extremidades de um rolo de papel em direção ao centro e, depois, colocar um laço à volta para evitar que a caixa se abra. Como em todos os outros embrulhos, pode depois colocar as decorações que quiser, mas sugerimos que use um simples laço vermelho. E não se esqueça: peça à pessoa que o receber para guardar o laço e aproveitá-lo para o próximo ano.