clean classics

Sustentabilidade

E se os seus Stan Smith fossem sustentáveis? Adidas cria Clean Classics, a nova colecção eco só com modelos icónicos

A marca de ténis acaba de lançar uma nova colecção em que redesenha vários modelos clássicos, desde os Stan Smith aos Superstar. A diferença? São feitos com materiais sustentáveis.

A Adidas acaba de lançar uma nova colecção, ainda que nenhum dos modelos seja uma novidade. Confuso? Nós explicamos: a marca redesenhou uma série de ténis irónicos, alterando os materiais que os compõem. O objetivo? Ser mais sustentável. O novo conjunto chama-se Clean Classics e inclui os Stan Smith, Supercourt, Superstar , Stan Continental 80, Top Ten, SC Premiere e Superstar Bold

Vegan e feitos com 70% de material reciclável, foram repensados de forma a reduzir o impacto ambiental da marca. A marca põe, assim, a tónica da nova linha na sustentabilidade, afirmando que esta pretende “reduzir o desperdício de materiais”: “Um passo para acabar com os resíduos de plástico”, pode ler-se no site.

E de que é que são, então, feitos os modelos Clean Classics? De acordo com a marca, são feitos em Primegreen “uma série de materiais reciclados de alto desempenho.”

Vamos a pormenores. O topo do calçado é constituído por 50% poliéster reciclado, “que ajuda a limpar o meio ambiente de resíduos plásticos e reduz a nossa dependência de produtos petrolíferos não renováveis.”

Já a sola é constituída por 90% de borracha natural, uma fonte reciclável, e 10% de borracha reciclada. “Deste modo, evitamos a produção de borracha sintética virgem.” A isto somam-se as palmilhas OthorLite, feitas em cortiça.

Apesar de serem clássicos, os modelos da Clean Classics apresentam detalhes únicos: são todos brancos, com as solas salpicadas, com cores em apenas em alguns atacadores e nas frases simbólicas que vêm gravadas nos modelos. Têm também uma pequena etiqueta onde pode se pode ver o emblema da colecção.

Na apresentação de cada modelo, no site, a marca deixa uma mensagem. Sobre os Stan Smith, por exemplo, diz: “Esta versão junta-se à luta pelo planeta, com um compromisso por um futuro melhor. Os detalhes característicos estão todos lá, mas os sapatos icónicos foram feitos para reduzir o desperdício de materiais. Ainda temos um longo caminho a percorrer. Junta-te a nós“, lê-se.

“Estes sapatos redesenham o estilo icónico com materiais reciclados e a menor produção de resíduos. Estes passos por si só não salvam o planeta, mas representam o compromisso da Adidas para com o nosso planeta e o futuro.”, diz a mensagem dos Superstar.

A colecção está disponível em Portugal, no site da marca. Os preços vão dos 99,95€ aos 129,95€.