cotonete

Sustentabilidade

Este cotonete único equivale a 1000 descartáveis — e é amigo do ambiente

A primeira alternativa reutilizável e duradoura dos cotonetes surgiu da cabeça de três designers dinamarqueses. E já está à venda em Portugal.

1.5 mil milhões. Consegue imaginar este número? Agora, pense nisto: esta é a quantidade de cotonetes que são produzidos e descartados diariamente, após apenas uma utilização. Pior, na grande maioria das vezes, o cotonete acaba nos oceanos, prejudicando a vida marinha e o meio ambiente.

E se é verdade que, nos últimos tempos, tem existido um esforço, tanto das marcas como dos consumidores, para preferir outras alternativas, como os cotonetes de papel ou madeira, essas opções acabam também por não ser as melhores amigas do ambiente — as emissões de CO2 resultantes da produção e transporte são gigantescas, tendo em conta que falamos de produtos de utilização única.

A pensar nesta problemática, três designers dinamarqueses decidiram revolucionar a maneira como encaramos os produtos de uma só utilização, transformando-os em versões com maior durabilidade. E assim nasceu a LastObject, uma empresa dedicada à transformação de produtos de utilização única em versões reutilizáveis, que se lançou no mercado com o LastSwab, a primeira alternativa reutilizável e duradoura aos cotonetes descartáveis e de uso único.

O LastSwab é um produto ecológico, composto por material 100% reciclável e a caixa de transporte é derivada de milho. A haste é forte e resistente, e as extremidades são flexíveis e suaves para a pele, produzidas em TPE (elastómero termoplástico, 100% reciclável). E está preparado para os números? Este único produto equivale a 1000 cotonetes de uso único.

Existem dois modelos, dedicados à higiene de ouvido e aos retoques de maquilhagem

Facilmente lavável com água e sabão, este cotonete pode e deve ser armazenado de forma higiénica na caixa própria após lavagem. Com dois modelos disponíveis — o Basic, para a higiene do ouvido, e Beauty, para retoques de maquilhagem —, tem um preço recomendado de 10,95€ e está à venda em farmácias, parafarmácias e online.