dicas sustentáveis

Sustentabilidade

Plastic Free July. 17 contas que inspiram a ser mais sustentável

Dicas, vídeos, sugestões e Q&A. Não há desculpas para não ter um dia a dia mais sustentável depois de conhecer estes perfis.

DOBEM.
leia este artigo em: 7 mins

Não há como negar que todos os dias somos impactados por aquilo que vemos nas redes sociais. Vemos uma receita a ser partilhada no TikTok? Queremos ir fazer. Alguém que fala sobre um novo produto que promete fazer maravilhas? Vamos à procura dele. No meio de todas estas publicações, há algum que não fica esquecido: a sustentabilidade. E no dia em que começa oficialmente o mês sem plástico, ou Plastic Free July, temos 17 contas onde não faltam dicas sustentáveis que tem mesmo de começar a seguir.

À medida que vamos tomando mais consciência do impacto do uso desmedido de plástico de uso único, já há quem comece a fazer algumas mudanças na sua vida. Deixar de lado as palhinhas de plástico, trocar a escova de dentes por uma de bambu ou escolher roupas mais ecológicas são alguns dos passos mais simples.

Mas o que nem sempre é óbvio é como é que estas pequenas mudanças influenciam o planeta, e que mais é que podemos fazer para ajudar a preservá-lo. E é isso que Catarina Barreiros explica através do seu Instagram. A página, que conta com quase 80 mil seguidores, serve como uma plataforma de divulgação de informação para quer perceber mais sobre isto de levar uma vida com menos desperdício. E uma das coisas que leva tantos utilizadores à página de Catarina é o facto de confessar que também ela, em algumas ocasiões, falha, e que isso não é errado.

Além do Instagram, criou ainda a loja Do Zero, uma loja online onde poderá encontrar vários produtos sustentáveis como champôs sólidos, detergentes a granel, têxteis feitos a partir de deadstock — uma parceria com a marca portuguesa Puranna — ou até mesmo o já famoso bidé portátil. A juntar a tudo isto, Catarina tem ainda um podcast que está disponível gratuitamente para várias plataformas.

Mas as contas inspiradoras não se ficam por aqui. Kathryn Kellogg, autora do blogue Going Zero Waste partilha diversos artigos com soluções como, por exemplo, fatos de banho ecológicos, desodorizantes naturais e desafios para os seus seguidores. A influenciadora digital conta com cerca de 304 mil seguidores no Instagram, onde partilha diariamente as suas dicas sustentáveis. Poderá ainda encontrar vídeos rápidos com algumas das suas sugestões através do Tik Tok.

Outras das sugestões que também pode aplicar estão disponíveis no site oficial do Plastic Free July. Uma iniciativa que se assinala no mês de julho e que foi criada em 2011 pela Plastic Free Foundation, na Austrália. Esta organização lança desafios a nível mundial para que todos possam fazer parte da mudança ao longo do mês de julho. No site oficial podem ainda seguir algumas das dicas para o dia a dia, seja ele no trabalho, em casa ou em eventos.

Reciclagem, poupar água, evitar desperdício alimentar, reutilizar, optar por soluções mais ecológicas são algumas das opções que fazem, ou deveriam fazer, parte do seu ritual diário. Se ainda não se rendeu totalmente a estas práticas, ganhe inspiração com estes 17 eco influenciadores que lhe deixam todas as dicas de que precisa para aceitar este desafio e tentar passar um mês sem utilizar plástico.