brinquedos sustentáveis para a praia

Sustentabilidade

13 brinquedos de praia sustentáveis para levar no cesto dos miúdos

Cestos sem plástico, pás feitas em bambu ou até jogos tradicionais, o que não faltam são opções mais ecológicas para os miúdos se divertirem durante os dias de praia.

Com a chegada do verão e as idas à praia, os miúdos começam a procurar outras formas para ocuparem os seus dias, especialmente quando vão para a praia. As brincadeiras no pátio da escola com os amigos ficaram para trás, e deram lugar a longas horas nos areais a fazer castelos na areia, muitas vezes com novos amigos que fazem nas idas à praia. Mas, mesmo para brincarem na areia, existem opções de brinquedos sustentáveis para a praia que ocupam o lugar dos ancinhos e dos baldes de plástico.

A verdade é que não é difícil distrair os miúdos enquanto eles estão na praia, até porque ficam facilmente fascinados com tudo. E se, num segundo, estão agarrados aos baldes e ancinhos a fazer escavações, no outro distraem-se com uma outra criança que passa a correr com uma bola e perdem o brinquedo. No entanto, deixar brinquedos esquecidos na praia é algo a evitar, sobretudo quando os brinquedos contêm plástico ou outros materiais poluentes. Mas nem tudo é mau, porque a praia é uma ótima oportunidade para mostrar às crianças a importância de não perderem o que é seu, mas também de lhes mostrar que existem várias atividades que podem fazer na praia.

É o caso dos brinquedos da página portuguesa Oficina do Achado, que através de cores e trabalhos manuais dá vida a jogos tradicionais de uma forma divertida. Na página de Facebook da marca poderá encontrar o clássico jogo do prego — espetar um prego de várias formas diferentes na areia — ou outros jogos igualmente populares como o da carica e o dos sacos.

Se há uma palavra que define crianças é imaginação e, essa, nunca falta no que toca à diversão. Entre uma caminhada na praia, apanhar conchas para fazer colares ou colagens, jogar à bola, esculturas na areia ou até mesmo um jogo de cartas: ideias não faltam. Para não referir ainda os desportos radicais, desde que sempre vigiados e acompanhados. Mas se mesmo assim os seus filhos não se rendem a estas atividades, existem brinquedos igualmente divertidos, mas com uma diferença: estes são todos sustentáveis.

Fatos de banho sustentáveis para os miúdos, toalhas no cesto, protetor solar, snacks saudáveis, água e brinquedos prontos? É só aproveitar o dia de sol, e claro, evitar deixar os brinquedos na praia. Conheça as nossas 13 sugestões de brinquedos sustentáveis para levar à praia nas férias.