ser mais sustentável

Sustentabilidade

Estas 10 aplicações vão ajudá-lo a ser mais sustentável

Há apps para partilhar carro, para conhecer os restaurantes vegan mais próximos ou até para controlar o tempo no banho.

Num banho de imersão gasta cerca de 260 litros de água. Se no duche demorar cerca de cinco minutos consegue diminuir essa quantidade para cerca de 25 litros. O problema é não ultrapassar esse tempo. Com a Banho Rápido é possível que se torne mais consciente, poupe tempo, dinheiro em contas e, mais importante, consiga ser mais sustentável e poupar os recursos naturais da terra.

Esta é uma das dez aplicações que sugerimos neste artigo. Apesar de terem as mais diversas finalidades, todas têm uma coisa em comum: ensinar a ser mais sustentável, numa altura em que se corre contra o tempo, tendo em conta o resultado global de anos de maus hábitos ambientais. Todo o esforço é pouco, mas todas as ações são preciosas.

Desde plataformas que ensinam a ter uma horta em casa, a aplicações que permitem saber que marcas da industria têxtil são as mais sustentáveis ou ainda opções para partilhar carro, diminuir o consumo de combustível e de emissões de carbono, conheça as dez aplicações que reunimos para ter no telemóvel e ser mais ecológico.

Good on You

A industria têxtil é uma das mais poluentes e que falha quer na sustentabilidade ambiental como na social. Com a Good on You pode ser mais sustentável e ter acesso a uma série de conteúdos que ligam os dois mundos: o das marcas de roupa com o ecológico, através de artigos de diferentes plataformas que discutem o assunto, apresentando sugestões de marcas conscientes da responsabilidade social. Está disponível para sistema operativo Android e iOS.

The Permaculture Life Guide to Sustainable Living

Uma app que funciona como um guia para conseguir gerar vida sustentável e que se renova. Inclui vídeos, artigos, dicas diárias e uma base de dados botânica para que possa saber tudo sobre o mundo vegetal. Está disponível para sistema operativo iOS.

Plantit

Mais uma aplicação, desta vez portuguesa, que o ajuda a ser mais sustentável ao criar e a tratar de uma horta caseira, desde o momento em que planta à fase de colher. Das aromáticas, ao tomate, alface ou alho, aqui pode aprender tudo sobre a sazonalidade dos produtos e como tratar deles. Desenvolvida pela DigitalSpecies, está disponível para sistemas operativos Android e iOS.

Oroeco

Esta é a aplicação que mais vai refletir o impacto das nossas escolhas diárias. Com a Oroeco fica a conhecer as consequências ambientais que nascem da forma como decide gastar o dinheiro, desde as emissões de carbono à pegada ecológico da sua dieta, utilização de transportes ou formas de divertimento. Está disponível para sistemas operativos AndroidiOS.

Happy Cow

Sabemos que a industria alimentar é uma das mais poluentes do mundo: além das emissões de gases, consome uma quantidade de água absurda — sem falar na maneira como muitos dos animais são tratados e alimentados. Para que possa encontrar refeições mais ecológicas, sugerimos a Happy Cow, uma app que lhe indica os restaurantes vegetarianos e veganos mais próximos de si. Está disponível para sistemas operativos Android e iOS.

BlaBlaCar

Uma app de carpooling, em que consegue encontrar, entre a comunidade de utilizadores, boleias pagas para várias zonas, em Portugal ou fora. Além de poupar dinheiro — porque os custos são divididos por todos os que vão no carro — vai ajudar o planeta: diminui a quantidade de carros na estrada, de combustível utilizado e de gases emitidos para a atmosfera. É já bem conhecida, mas é sempre bom relembrar que há vários serviços de transportes partilhados. Além deste, disponível para sistemas operativos Android e iOS, há também, para distâncias mais curtas, de trotinetes (para estacionar num sítio normal, por favor) ou bicicletas elétricas, seja da GIRA ou da Uber.

Biklio

A propósito da sugestão anterior. Caso seja adepto da bicicleta, instale a Biklio para se manter motivado. Faz a monitorização das suas viagens, com registo de tempos e horas, sendo que, ao chegar ao destino, pode receber descontos nas lojas que se associaram ao projeto. Disponível em Lisboa, Torres Vedras, Braga, é também possível recorrer à aplicação em algumas cidades da Europa, como Luxemburgo, Itália, Bulgária, Inglaterra ou Holanda. Está disponível nos sistemas operativos iOS e Android.

Recycle Bingo

Com apoio do fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, esta a app quer pôr as famílias a reciclar. Como? Além de disponibilizar informação, ela propõe uma espécie de jogo: sempre que for a um eco-ponto, registe na aplicação e receba pontos. Estes pontos podem ser depois trocados por EcoMoedas que, por sua vez, valem prémios. Está disponível para sistemas operativos Android e iOS.

Banho rápido

Ficar a contemplar o nada no duche pode parecer ótimo, mas tendo em conta o desperdício de água, não é uma boa ideia. Se é costume distrair-se e ficar horas no banho, então esta app é aquilo de que precisa para ser mais rápido, poupar tempo e ser mais sustentável. O que é que ela faz? Depois de inserir dados — quantas vezes lava o cabelo por semana, quantas vezes põe champô, o tamanho do seu cabelo, banhos de imersão — ela ajuda-o a cronometrar os seus duches, dizendo-lhe a quantidade de água que gasta e outras sugestões para seguir no quotidiano. Está disponível para sistemas operativos Android.

Ecopilhas

Para localizar o pilhão mais perto de sua casa ou ainda para pedir um mini pilhão para ter em casa ou até no escritório. As pilhas devem ir para um lixo específico e estas app ajuda-o a cumprir esta tarefa. Está disponível para sistemas operativos Android e iOS.