cápsulas de café reutilizáveis

Shopping

Quer beber café de forma sustentável? Conheça 9 cápsulas de café reutilizáveis

Para máquinas Nespresso, Delta Q ou até mesmo para as máquinas do Pingo Doce, o que não faltam são cápsulas que se adaptem aos mais diversos modelos. Saiba onde as encontrar.

DOBEM.
leia este artigo em: 5 mins

Na série “Gilmore Girls“, as duas personagens principais — Lorelai (Lauren Graham) e Rory (Alexis Bledel), eram viciadas em café. É impossível procurar um episódio da série onde não se veja qualquer uma a beber uma chávena desta bebida que, geralmente, era preparada numa cafeteira, com filtros. Cápsulas de café? Nem vê-las, fossem elas de alumínio, de plástico, ou até mesmo cápsulas de café reutilizáveis.

Se fizéssemos a conta a todas as chávenas de café bebidas por casa uma durante as sete temporadas da série — foram 503 ao longo de sete temporadas —, e cada uma delas fosse feita com cápsulas que acabariam no lixo ou em aterros sem serem recicladas, esta seria uma prática muito pouco sustentável. Sabemos que o café tem vários benefícios para o organismo, quando consumido de uma forma equilibrada, contudo, nem sempre é a bebida mais ecológica. Mas já existe uma solução para quem não quer voltar aos métodos antigos de cafeteira e filtro: utilizar cápsulas de café reutilizáveis.

São cada vez mais as marcas que produzem cápsulas reutilizáveis. São, geralmente, feitas em materiais como o alumínio, e são bastante duradouras. Basta comprar o café — em grão ou já moído —, abrir a cápsula, colocar o café lá dentro, fechar e utilizar. E se está preocupado com a compatibilidade das máquinas, não se preocupe, há opções para todas as máquinas do mercado.

É certo que são cada vez mais as marcas que criam alternativas sustentáveis para o consumo de cápsulas. É o caso da Nespresso que tem disponível um sistema de reciclagem. Basta pedir um saco verde numa das lojas — que também lhe é entregue quando faz uma compra online — e depositar as cápsulas usadas no contentor específico disponível num dos pontos de venda. Esse alumínio dá, mais tarde, vida a outros objetos, como canivetes suíços ou bicicletas, enquanto as borras dão origem a um composto fertilizante.

Também a Delta tem já uma opção mais ecológica, as cápsulas Delta Q eQo feitas a partir de fibras de origem vegetal e de biomateriais. São, por isso, biodegradáveis, e a embalagem é também, toda ela, reciclável.

Contudo, se quer ser o mais sustentável possível, o melhor será mesmo escolher as cápsulas reutilizáveis. Quanto às borras de café, também têm algumas finalidades. Pode, por exemplo usá-las para adubar plantas, ou para fazer esfoliante caseiro. Misture azeite ou óleo de coco com as borras de café e massaje as coxas durante o banho. “A cafeína, além de se tratar de um estimulante natural, que nos deixa mais alertas e ativos, possui propriedades antioxidantes, anti-aging e calmantes para a pele”, explica Sofia Santareno, médica cirurgiã plástica do Board Europeu e Diretora Clínica da The Dr. Pure Clinic.

Outra das grandes vantagens destas cápsulas será, claro, a poupança. Ao comprar café em grão ou até mesmo moído estará a poupar algum dinheiro em café. E se não sabe onde encontrar estas cápsulas mas está disposto a fazer esta mudança na sua rotina, saiba na fotogaleria onde pode encontrar cápsulas de café reutilizáveis para diferentes máquinas.