Stan Smith mylo

Shopping

Stan Smith Mylo. A nova aposta sustentável da Adidas é feita a partir de cogumelos

A marca desportiva alemã tem vindo a apostar em produtos mais sustentáveis e menos poluentes, e esta nova aposta é a prova disso mesmo. Conheça este novo modelo ecológico dos ténis icónicos.

A Adidas tem vindo a aumentar a sua oferta no que toca a produtos sustentáveis. Depois dos vários artigos desportivos feitos com materiais mais ecológicos, entre eles alguns modelos de Stan Smith feitos a partir de plástico reciclado, a marca desportiva lança agora uma nova inovação: os Stan Smith Mylo, feitos a partir de cogumelos. Parece estranho, mas existem mesmo.

O modelo Stan Smith foi lançado em homenagem ao jogador de ténis americano, Stan Smith, e embora seja uma das apostas mais fortes da Adidas, a marca decidiu inovar no que toca aos gastos e desperdícios. Em parceria com a Bolt Threads, uma empresa de biotecnologia, a marca desportiva alemã começa a traçar o seu caminho rumo a materiais mais naturais, não apenas para este modelo de sapatos, mas para o futuro da marca.

É que este material natural e renovável é obtido a partir do micélio, a parte vegetativa do cogumelo. Normalmente, o micélio espalha-se pelos solos e forma a estrutura da raiz dos cogumelos e que, mais tarde, pode ser utilizado como tecido devido às suas fibras.

O produto final tem um toque muito semelhante ao do couro e dá uma certa semelhança aos modelos originais, algo que a marca teve em mente ao criar este novo lançamento. Na verdade, como diz Martin Love, diretor de categoria, citado pela revista “Forbes”, “não precisamos de fazer um novo design e já sabemos o que o cliente espera, por isso, precisa de se parecer com os Stan Smith”.

Para chegarem ao modelo final, os criadores da marca tiveram de fazer várias experiências. Na verdade, foram necessárias 4 mil amostras e cerca de um ano para se certificarem que o produto era, realmente, sustentável. Para conseguirem criar os Stan Smith Mylo, foi necessário passar por três etapas principais. Usando um processo eficiente, os investigadores da Adidas cultivam micélios em laboratório, transformam-nos em matéria-prima e, numa última etapa, conseguem definir a cor, o relevo e os acabamentos que querem.

Este processo sustentável está apenas a começar e a Adidas espera que possa ser alargado a outros produtos no futuro. Ainda não se sabe ao certo quando é que os Stan Smith Mylo estarão à venda nem existem estimativas sobre o seu preço.