Shopping

24 peças de cerâmica portuguesas para dar uma nova vida à sua casa

Das simples chávenas de café às elaboradas jarras à espera que adira à tendência de ter flores em casa, não faltam opções para mudar o seu refúgio.

Já estamos quase a entrar em outubro, mas as paredes da casa ainda nos remetem para tempos difíceis da quarentena. Sabemos de cor cada canto, o ângulo exato da jarra que está pousada na mesa de centro da sala, e já nem podemos olhar para os pratos onde comemos as receitas inventadas até não poder mais. Solução? Mudar. E a mudar, porque não optar por um produto nacional e investir em peças de cerâmica portuguesas?

Nada melhor do que começar um novo mês com uma lufada de ar fresco (além das temperaturas frias que vão chegar) na decoração da casa e passar dos tons vivos para os mais aconchegantes. Para isso, não tem de recorrer às lojas de sempre, uma vez que há várias empresas nacionais com peças de cerâmica portuguesas à espera de ganhar um lugar em casas que precisam de vida.

É que apesar dos tons pastéis que acompanham a estação do outono, entre as coleções destas marcas de peças de cerâmica portuguesas, não faltam padrões, desenhos, cores e feitios divertidos — que até a podem deixar de bom mal chegue a casa depois de um dia cansativo de trabalho.

Pura Cal

Basta ler o nome e já temos um misto de sensações que nos indica que vamos encontrar algo natural e que remete para tempos antigos. É que cal pede o prefixo “caiar” usado pelos nossos avós sempre que diziam que iam pintar as paredes com tinta de cal.

Neste caso, a cal está mesmo no nome da marca portuguesa Pura Cal que, além de cerâmicas, tem mobiliário e até têxteis, como almofadas e mantas. Mas o nosso foco são mesmo as peças de cerâmica que incluem coisas tão simples e pura(s) como as saladeiras ou os canecos.

Seja quais forem as peças que quer pôr no carrinho, eis a melhor parte: as encomendas com valor superior a 100€ têm a entrega gratuita em Portugal Continental.

Anna Westerlund

Quase dispensa apresentações. O trabalho de Anna merece um cantinho em cada casa onde cabem desde as jarras de flores às bowls caseiras dignas de restaurante. Não é fácil ficar indiferente às obras de arte que saem das mãos de Anna Westerlund, que já teve peças expostas em Nova Iorque e Barcelona.

Contudo, é em Portugal, mais especificamente na sua casa, que podem ganhar um novo palco. Basta escolher o que vai bem com a sua decoração (e tentar não ultrapassar o budget).

Madalena Telo

Navegar pelo Instagram de Madalena Telo transmite-nos leveza só de olhar. Imagine-se, portanto, a ter pelo menos uma das peças de Madalena no seu próprio espaço: é acordar todos os dias e beber um café numa chávena que parece feita pela natureza e deitar só depois de pousar as bijuterias numa das bases feitas pela artista botânica que lembram um tronco de madeira

As peças encontram-se expostas na sua página de Instagram, bem como no site Portugal Manual ao lado de outros artesãos portugueses, e à venda na loja Coração Alecrim. Deixamos alguns exemplos do que pode encomendar.

Rita Machado

Para colocar uma tangerina tal e qual como aquela que está no nome do atelier de Rita Machado ou um simples chá, as peças desta artesã têm múltiplas funções.

Basta navegar pelo clementinAtelier para descobrir as cerâmicas 100% portuguesas e 100% de elegância (mas isso já vai do gosto de cada um). É que mesmo com a sofisticação que lhes são características, estas peças adaptam-se a uma casa mais moderna ou mais rústica: há lugar para todas.

Com lugar e tempo, resta espreitar o que Rita tem para largar das mãos (já que tudo saiu precisamente do trabalho manual).