amor a granel

Shopping

Amor a Granel. Conheça a coleção da Maria Granel com a Vintage for a Cause

Optar por peças recicladas, reutilizar tecidos e dar várias vidas a um só produto. Estas são algumas das soluções da nova coleção — e há preços a partir de 4,99€

O que é que têm em comum o projeto zero waste Maria Granel e a Vintage For a Cause, uma marca de roupa que dá nova vida aos tecidos? A sustentabilidade e a sensibilização para a reutilização. Foi com estas ideias em mente que nasceu a coleção cápsula “Amor a Granel”, fruto da co-criação dos dois projetos.

A Vintage for a Cause foi criada com um propósito, “criar um clube de costura onde senhoras mais velhas que estivessem desempregadas e isoladas pudessem fazer workshops com estilistas e designers voluntários onde se transformaria roupa usada em peças novas”, conta Helena Antónia, fundadora do projeto, à dobem. Este proposito une-se agora ao projeto Maria Granel, para criar a coleção capsula “Amor a Granel”, com cinco produtos de cozinha e higiene pessoal.

Entre as peças, existem opções como um estojo ou um veggie wrap, um pano utilizado para conservar as verduras. Todos eles são feito em 100% algodão, com excedentes têxteis para o lar e confecionados à mão pela rede de costureiras sénior da marca de roupa.

Esta co-criação também incluiu a comunidade de seguidores. Como explica Eunice Maia, fundadora da Maria Granel, “pedimos aos nossos queridos fregueses e seguidores para nos ajudarem, através das histórias de Instagram, a escolherem cores, formatos, entre outros. Portanto, foi sempre com contributo da nossa comunidade.”

Para além desta união e da sustentabilidade por trás dos produtos, todos eles apresentam outro benefício: são versáteis e podem ser utilizados para vários fins. Tal como explica Eunice Maia, “o pano veggie wrap, por exemplo, serve não só para conservar as verduras no frigorífico, passando por água ou deixando-as húmidas, como também para aumentar o prazo de conservação das verduras. Dá para usar como pano de cozinha normal, pano de limpeza ou até mesmo como individual para colocar na mesa. E esse pano foi precisamente pensado para ajudar [no desperdício]. Estamos a combater o desperdício, porque estamos a reutilizar têxteis mas, por outro lado, estamos a mostrar às pessoas como evitar o desperdício alimentar através deste produto”.

O melhor? É que ao comprar qualquer produto poderá ainda ter uma réplica feita por si mesmo. Cada etiqueta tem instruções e um guia para que possa produzir novos produtos com tecido inutilizado, dando-lhes assim uma nova vida. E se não comprou o produto, não se preocupe, poderá consultar o guia e o vídeo no site oficial.

“É um guia e um vídeo explicativo para que as pessoas possam replicar: seja para oferecer a outra pessoa, ou para voltarem a fazer as peças. Ficam, na sua posse, com estas ferramentas muito práticas para dar continuidade a esta tradição manual e a este conhecimento”, explica a fundadora do projeto Maria Granel.

Esta parceria resulta num verdadeiro lançamento inclusivo, onde todos podem fazer a diferença. Os produtos já estão disponíveis tanto na loja online como nas lojas físicas da Maria Granel, em Lisboa.

Loja Maria Granel

Campo de Ourique:

Morada: R. Coelho da Rocha 37, Lisboa

Telefone: 21 405 6077

Maria Granel Alvalade:

Morada: R. José Duro 22, Lisboa

Telefone: 21 135 1896

Fique a conhecer os produtos da coleção cápsula “Amor a Granel” na fotogaleria.