presentes sustentáveis

Shopping

Natal. 21 presentes sustentáveis para os amigos que querem ser mais eco-friendly

Com estes presentes, está a livrar o chão de beatas, a salvar o lixo de mais embalagens e até a incentivar à produção de cogumelos. Conheça as nossas sugestões.

Todos temos, pelo menos, uma amiga que já aderiu à garrafa de água reutilizável. Com tanta oferta (e tantos padrões tão giros) tornou-se bastante fácil de dar este pequeno, mas grande passo, em direção a uma vida mais sustentável. Mas este Natal, pode ajudar amigos e familiares a darem mais do que um passo e prepararem-se para correr esta maratona, oferecendo-lhes presentes sustentáveis.

A sustentabilidade está presente em cada vez mais marcas, em algumas até em forma de box ou de cabaz para oferecer no Natal. E encontra-se um bocadinho de tudo, como cabazes com produtos 100% — biológicos, nacionais, sazonais com 0% desperdício, como os da Quinta do Arneiro.

Já pela Maria Granel, a famosa loja com produtos a granel que vão desde as leguminosas ao mel, sem esquecer alguns produtos de beleza, pode encontrar vários presentes sustentáveis. Entre eles existe um Kit Iniciação Zero Waste, precisamente para incentivar outras pessoas a reduzir o lixo que fazem no dia a dia.

Se mesmo assim não resistir a oferecer algo que cria lixo, como um lápis que afiamos constantemente, já que é para dar, que seja um lápis com semente. Sim, leu bem. A marca portuguesa Naubi criou lápis que se plantam, mas não só. Vêm acompanhados de um marcador, por isso, no fim de vida do lápis, nascem outras novas vidas — quer num vaso, com as plantas, quer nos livros que irá ler no futuro.

Achava que as sugestões ficavam por aqui? Temos 21 ideias de presentes sustentáveis, porque oferecer sustentabilidade pode estar onde menos imagina.