correr ao frio

Shopping

Vai correr ao frio? Estas são as peças de que precisa — a partir de 4€

As temperaturas vão manter-se baixas durante as próximas semanas, mas isso não quer dizer que tenha de deixar de treinar. Só precisa de se proteger do frio.

Custa sair da cama quando sabe que está frio lá fora, não é verdade? Nós sabemos, e entendemos. Estamos solidários com todos os que pensam em adiar os treinos por causa do frio, especialmente com os corredores, para quem um treino pode ser ainda mais difícil quando lá fora os termómetros marcam temperaturas negativas, ou bem perto disso. Mas há que combater esta vontade de ficar enrolado nos cobertores e ganhar coragem para correr ao frio, até porque queimamos mais calorias quando treinamos ao frio.

Agora que enfrentou a etapa mais difícil e conseguiu sair da cama quente e confortável, é importante que saiba exatamente o que deve vestir quando vai correr num dia mais frescos. É que, apesar de sabermos que o corpo vai aquecer durante o treino — e deve fazer um bom aquecimento antes de começar — a realidade é que estamos a lidar com temperaturas bastante baixas, que podem mesmo condicionar os músculos, tal como explica Anthony Yeung, especialista em fitness e colaborador da revista “Esquire“. “Temperaturas abaixo de zero graus tendem a prender o corpo e podem fazer com que as extremidades do corpo se transformem em cubos de gelo, provocando rigidez nas articulações e nos músculos“, pode ler-se na publicação.

Uma das primeiras coisas que não deve dispensar quando vai correr ao frio é um bom casaco corta-vento. Estes casacos são, geralmente, bastante leves e não têm qualquer impacto nos movimentos que realiza durante a corrida, mas ajudam a proteger da força do vento que, nestes dias, é bem mais fresco do que o habitual. E se quiser estar mesmo confortável durante o treino, temos uma sugestão: evite os que têm capuz, para não andar a balançar à medida que vai correndo.

Outra coisa que não pode faltar são as camisolas térmicas. Existem vários modelos por onde escolher, desde as peças mais leves e respiráveis às de lã, que apesar de leves são aconchegantes e ajudam a manter o corpo confortável enquanto está a correr ao frio. Se não quiser optar pelas técnicas de corrida, que podem ser mais dispendiosas, uma camisola térmica de ski como as que existem à venda na Decathlon é o suficiente para resistir às temperaturas que se fazem sentir lá fora.

Claro que não é só o tronco ou as pernas que sofrem com o frio e, nestes dias, é fundamental que leve consigo alguns acessórios que vão ajudar a proteger ainda mais o corpo. Um dos que não podem faltar é uma fita para a cabeça. Existem já vários modelos disponíveis, sendo que várias marcas de desporto, como a Nike ou a Kalenji, uma das marcas da Decathlon, fazem-nas com um formato específico para proteger as orelhas, uma das extremidades do corpo que mais sofrem quando está a correr ao frio.

E se há cuidado que não pode faltar nestes dias é o protetor solar. Se no verão é indispensável proteger a pele do rosto do sol, no inverno este cuidado não deve ser esquecido. O frio tem um impacto bastante grande na pele e, quando estamos a correr, a força do vento pode mesmo chegar a queimar. Além disso, nunca nos podemos esquecer de que, mesmo quando os dias estão mais nublados, o raios UVA e UVB conseguem penetrar as nuvens e atingir a pele e, por isso, o protetor solar, idealmente com fator de proteção entre 30 e 50, deve ser aplicado antes de sair de casa por todo o rosto e pescoço.

Se já interiorizou que não vai mesmo poder abandonar os treinos e que tem de enfrentar o frio, mostramos-lhe 24 peças de roupa e acessórios de que precisa para correr ao ar livre.