nariz entupido

Saúde

Pôr alho no nariz ajuda a libertar a congestão nasal? Médicos alertam para os perigos

A tendência tornou-se viral no TikTok nos últimos meses e os vídeos contam com mais de 52 milhões de visualizações. Contudo, há técnicas mais eficazes e menos perigosas para desentupir o nariz.

Se há coisa que consegue ser irritante é a congestão nasal. Ter o nariz entupido ao ponto de parecer que não conseguimos respirar, não conseguir sentir cheiros e os sabores dos alimentos estarem alterados não é, de todo, a sensação mais agradável. Contudo, existe solução. Há quem o resolva com medicamentos, sprays nasais ou água do mar. Além de todas estas soluções, nas últimas semanas os utilizadores do TikTok parecem ter descoberto uma outra: colocar dentes de alho crus e descascados no nariz. O problema? As consequências são maiores do que os benefícios.

O alho é um alimento que, ao ser introduzido na nossa alimentação pode ter vários benefícios. De facto, um estudo publicado em 2002 na revista “Nutrition Journal” prova que o alho pode prevenir alguns tipos de doenças. Entre elas, problemas cardiovasculares, doenças metabólicas, hipertensão e até mesmo diabetes. No entanto, deve ser utilizado na alimentação e não para solucionar uma congestão nasal.

Apesar de esta rede social, que ganhou especial destaque em 2020, em plena pandemia, nos dar várias dicas e até mesmo receitas saudáveis e rápidas, contam também com alguns conteúdos que podem ser perigosos. É o caso desta nova tendência, #garlicinnose que significa “alho no nariz”, que conta já com 52,3 milhões de visualizações e várias dezenas de vídeos que mostram os utilizadores a tentar utilizar esta técnica para libertar a congestão nasal.

De acordo com os vários criadores de conteúdos que partilharam este tipo de vídeo, ao colocar um dente de alho em cada narina durante cerca de 30 minutos, deixa de ter o nariz entupido. Supostamente, depois de remover os alhos, o seu nariz expulsa todo o muco nasal. A verdade? É que nem sempre acontece e até pode afetar o seu nariz.

“Seria errado dizer que fizemos uma longa pesquisa em relação a este assunto do alho no nariz. Mas, em geral, o alho e os seus químicos, não interagem bem com o tecido humano. De facto, colocar dentes de alho no nariz pode ter precisamente o efeito contrário: irritar as narinas e torná-las menos eficazes”, explica Richard Wender, presidente do departamento de Medicina de Família e Saúde Comunitária, na Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, citado pela revista “Insider”.

Alguns dos utilizadores que experimentaram esta técnica disseram ainda que não obtiveram o efeito pretendido e que ficaram com o cheiro do alho no nariz durante vários dias. “Não acho que colocar alho no nariz, apenas uma vez, possa interferir nas membranas mucosas. Mas, se fez disto um hábito deve pelo menos ter uma preocupação em mente: ao colocar o alho em contacto direto com o nariz, várias vezes, pode gerar uma inflamação que, consequentemente, pode causar uma hemorragia nasal e diluir o muco”, acrescenta o médico.

A solução, tal como sugere o especialista é utilizar outros métodos naturais como anti-histamínicos ou sprays nasais adequados para o efeito.