Técnicas de respiração

Saúde

Conheça a técnica de respiração usada pelas forças especiais que ajuda a aliviar o stresse

Reduzir os sintomas provocados pela ansiedade e pelo stresse passa por aprender a respirar e conhecer as técnicas certas. Esta só demora cinco minutos a fazer, e garante resultados.

DOBEM.
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Desde que a pandemia se instalou, muitos de nós conhecemos novas realidades. A ansiedade, o stresse e o nervosismo diário foram apenas alguns dos fatores que se intensificaram com a chegada da COVID-19. Cada um destes sintomas manifestou-se de formas diferentes em cada pessoa, mas o sentimento é sempre o mesmo: incomodativo e, eventualmente, prejudicial se não tratado. Por isso, não só é bom procurar ajuda, como também conhecer algumas técnicas de respiração que nos ajudem a controlar estes danos. 

Já sabemos que exercício físico pode reduzir a probabilidade de vir a ter depressões e ansiedade. E também já se sabe que, em casos mais graves, pode ser necessário recorrer à psicoterapia. A isto, juntam-se também algumas técnicas de respiração. O cinema e as séries de televisão mostram-nos médicos e enfermeiros a pedir a quem está a ter um ataque de ansiedade ou pânico para inspirar e expirar tranquilamente ou até mesmo para soprar para um saco de forma a que o cérebro se abstraia da ansiedade e consiga regularizar a respiração.

Mas existem outras, e uma delas chama-se “Box Breathing”. É utilizada pelos militares das forças especiais americanas, os SEALs, e só precisa de cinco minutos para a fazer e acalmar o stresse.

Esta técnica tem como base um método de respiração ayurvédico chamado “pránáyáma”, que tem origem na Índia e é praticado no ioga. “Tem raízes antigas, e tem várias técnicas para acalmar, ajudar a focar e relaxar o sistema nervoso, no entanto, os militares popularizaram-no e tornaram-no convencional. Mark Divine, um antigo SEAL das Forças de Operações Especiais, introduziu-o à comunidade de operações especiais das forças armadas, mostrando ao mundo que com uma simples respiração, podem-se alcançar os momentos de calma pretendidos, em breves instantes,” afirma Tal Rabinowitz, fundadora do Den Meditation, citada pela revista “Well+Good.”

Como fazer esta técnica de respiração para aliviar o stresse:

  1. Coloque um temporizador durante cinco minutos
  2. Sente-se no chão com a coluna direita ou então, numa cadeira com os pés assentes no chão
  3. Feche os olhos e inspire durante quatro segundos
  4. Retenha o ar durante quatro segundos
  5. Expire durante quatro segundos
  6. Retenha o ar durante quatro segundos
  7. Faça este processo repetidamente até tocar o temporizador

O nome “Box Breathing” surge pela técnica em si, que consiste numa sequência de quatro partes iguais, tal como se fosse uma caixa com quatro lados. Segundo os especialistas, acalmar a respiração ajuda a relaxar, aumenta a entrada de oxigénio, alivia a tensão e estimula o nervo vago: o nervo mais comprido do corpo humano que começa no cérebro.  

“Quanto mais regular for feito este exercício, mais se vai notar que o stresse não o afeta da mesma forma. Por isso, faça quando necessário, mas não espere pelo momento mais stressante,” acrescenta a Tal Rabinowitz.