esfoliante de café

Saúde

Dia do Café. Este esfoliante tem apenas 2 ingredientes e ajuda a reduzir a celulite

Curto, cheio ou pingado. Qualquer que seja o café que escolha, guarde sempre as borras: são mais valiosas do que imagina.

Costuma-se dizer que “abril, águas mil”, o que significa que geralmente é um mês que nos recebe sempre com bastante chuva. Mas abril também também significa que o verão está prestes a chegar, o que pede cuidados redobrados com a pele porque, sejamos honestos, um dos inimigos do verão que todos gostaríamos de eliminar é aquela celulite e a pele maltratada. Mas nada tema, veio ao sítio certo. Temos um esfoliante caseiro de café que pode vir a tornar-se no seu maior aliado.

Ter café em casa é tão certo quanto saber que o verão está a chegar. É o café de manhã, depois das refeições ou até mesmo café que usamos para cozinhar. Mas a verdade é que estes grãos não servem só para isso. Por esta altura, é natural que se esteja a perguntar para que é que usa o café, sem ser para beber? O café pode ser um grande aliado para cuidar do corpo e este esfoliante de café caseiro é apenas um dos exemplos que o provam.

O café por si só, tem vários benefícios, mas existem doses recomendadas, e, como em tudo, não deve ser tomado em excesso. Como explica Sofia Santareno, médica cirurgiã plástica do Board Europeu e Diretora Clínica da The Dr. Pure Clinic, “a cafeína, além de se tratar de um estimulante natural, que nos deixa mais alertas e ativos, possui propriedades antioxidantes, anti-aging e calmantes para a pele”, explica.

É que os grãos de café, quando utilizados como esfoliante, ajudam a melhorar a cor e a suavizar os papos. “Estes fatores devem-se ao facto de a cafeína se tratar de uma metilxantina, responsável pelo combate dos radicais livres que contribuem para o envelhecimento e prevenção do cancro da pele”, acrescenta a cirurgiã.

Se, por um lado, há quem precise de um café para começar o dia, por outro há quem não suporte o sabor e nem beba café nenhum. Independentemente de qual for o seu caso, fique a saber que com apenas com dois ingredientes — que muito possivelmente tem em casa, — pode fazer este esfoliante de café caseiro. Além disso, ainda está a ser sustentável ao aproveitar algo que, de outra forma, seria deitado para o lixo.

Falamos nas borras de café, seja as que estão dentro das cápsulas ou que utiliza na cafeteira. Guarde-as e aproveite para misturar com óleo de coco ou azeite até formar uma pasta que deve ser massajada na zona das coxas durante o banho. Esta esfoliação pode ser feita duas vezes por semana, sendo que, se mantiver uma alimentação regrada e saudável e beber bastante água diariamente, vai conseguir ver resultados.

Apesar de existirem já várias soluções no mercado que ajudam a reduzir a celulite, esta mistura caseira é de facto uma ótima alternativa que, além de sustentável, é mais económica. E os resultados estão ao nível dos produtos que encontra à venda.

“Consegue diminuir a acumulação da gordura localizada, acelerar a sua destruição e melhorar a microcirculação diminuindo a inflamação. As propriedades anti-inflamatórias melhoram ainda a microcirculação e contribuem para a redução da celulite”, explica Sofia Santareno.