saúde mental

Saúde

Precisa de gerir a sua saúde mental? Estas 7 aplicações dão uma ajuda

Meditar, respirar, registar o estado das suas emoções ou até mesmo escrever alguns dos seus pensamentos diários são algumas das coisas que pode fazer nestas aplicações.

Nunca o tema da saúde mental teve tanta importância como a que tem vindo a ganhar nos últimos anos. Hoje em dia, muito mais do que cuidar da saúde do corpo, a mente também precisa de especial atenção, especialmente numa época como a que atravessamos atualmente, em que estudos científicos confirmam que há cada vez mais pessoas a sofrer com problemas como a ansiedade e a depressão devido à pandemia.

Procurar ajuda de um terapeuta especializado pode ser essencial em casos mais extremos, principalmente para quem sofre de patologias como a depressão. Mas também é certo que existem cada vez mais opções alternativas para quem quer apenas manter a estabilidade do seu estado mental. Uma delas é a meditação, cujos benefícios já foram estudados por vários especialistas, e que apesar de não ser uma prática simples de iniciar, nunca é tarde demais para começar.

Mas se é daquelas pessoas céticas que não acredita nos benefícios da meditação, temos outras soluções para melhorar o estado da sua saúde mental. Deixamos sete sugestões de aplicações para smartphones que podem ajudar a controlar o seu humor, a contrariar os estados de ansiedade e até mesmo a pedir a ajuda de especialistas. Espreite abaixo as nossas sugestões.

Happify

Para aqueles dias em que se sente mais stressado ou em baixo, a Happify sugere várias atividades como jogos ou quizzes que ajudam a controlar os sentimentos e pensamentos negativos, ao mesmo tempo que melhora o humor.

A aplicação foi desenvolvida por especialistas em saúde mental e está disponível gratuitamente para Android e iPhone

Rootd

Quem nunca teve um momento de maior ansiedade — ou até mesmo um ataque de pânico — e sentiu falta de um botão vermelho gigante onde pudesse simplesmente carregar para pedir ajuda? É isso mesmo que a Rootd tem para oferecer. Assim que abre a aplicação, o sistema vai perguntar como se sente e, assim que escolher a opção que vai mais ao encontro do seu estado de espírito, vai ter de responder a algumas perguntas e, depois, a aplicação dá alguns conselhos para conseguir gerir as suas emoções.

Pode descarregar a Rootd gratuitamente através da Apple Store ou da Google Play Store

Headspace

Está provado que uma das melhores formas para gerir a saúde mental é fazer meditação. Mas se não é daquelas pessoas que gosta de meditar a ouvir o som da chuva ou as ondas do mar, a Headspace é a opção ideal para si. Tem um plano de sete dias gratuito que pode repetir sempre que quiser, e que ajuda a começar a meditar, mesmo que nunca o tenha feito.

A aplicação é gratuita e está disponível para Android e iPhone. Tem também a opção de subscrever ao plano pago de 57,99€ por ano que dá acesso a todas as meditações disponíveis na aplicação depois do plano de inicial. 

Calm

É uma das aplicações de meditação mais utilizadas em todo o mundo e com mais opções disponíveis. Entre elas, está um plano gratuito de sete dias para começar a entrar neste universo, além de outras 100 meditações gratuitas. No plano pago, que custa 59€ por ano, pode aceder a vários conteúdos exclusivos e, inclusive, ter personalidades como Cillian Murphy ou Matthew McConaughey a lerem-lhe uma história ao ouvido.

A Calm está disponível para sistemas operativos Android e iOS

Moodfit

Estabelecer objetivos, registar atividades e estados de humor são algumas das coisas que pode fazer através da Moodfit. A aplicação permite, depois, fazer uma avaliação de como esteve o seu estado de espírito ao longo do tempo, avaliar os padrões de comportamentos e perceber, exatamente, o que pode (e deve) fazer para melhorar o seu humor e, acima de tudo, a sua saúde mental.

A aplicação está disponível para sistemas iPhone e Android e é gratuita, embora tenha disponível uma subscrição premium. 

Stoic

Na sua página oficial, a Stoic descreve-se como uma “aplicação para treinar a saúde mental”, e promete ajudar a “lidar com o stresse e os obstáculos do dia a dia”. Nela, pode registar os seus hábitos, aprender a criar rotinas, escrever os seus pensamentos e até meditar ou, simplesmente, parar para respirar.

Só está disponível para iPhone e pode descarregá-la na App Store.

Talkspace

Já todos nos sentimos assoberbados e com vontade de falar com alguém diferente do nosso círculo de amigos ou família mais próxima. A Talkspace foi criada com esse objetivo e permite entrar em contacto com vários terapeutas de forma anónima. Existe apenas um senão: terá de falar em inglês com os especialistas, já que são de todas as partes do mundo.

Conheça os planos disponíveis e os preços na página oficial e pode descarregar a aplicação na App Store da Apple ou na Google Play Store.