Lifestyle

Usa os mesmos ténis dois dias seguidos? Isto pode causar-lhe fungos nos pés

Os fungos e infeções nos pés não são agradáveis, mas há um truque muito simples para os conseguir evitar.

É seguro afirmar que os fungos nos pés são situações incómodas, que queremos que passem rapidamente. No entanto, quem já passou por isso sabe que este tipo de fungos podem ser persistentes, principalmente se se espalharem para as unhas dos pés.

Os fungos podem surgir por várias razões e motivos, como andar descalço em zonas ou áreas públicas, por exemplo, mas há um erro bastante comum que pode estar a cometer e é um dos grandes “culpados” pelo surgimento desta condição: não deixar os seus ténis secar antes de os voltar a usar.

De todas as vezes que fizer isto, imagine que está a colocar os pés descalços na superfície mais suja de sempre. Sim, é equivalente, dado que calçar os ténis ainda húmidos de utilizações anteriores é como pô-los num local de reprodução de infeções.

Isto acontece porque os fungos e as bactérias prosperam em ambientes húmidos e escuros, como os sapatos. E ao pôr os pés num calçado ainda húmido, tal pode resultar em mau cheiro, infeções como o pé de atleta ou fungos da pele e das unhas, algo que acontece frequentemente no verão, devido às temperaturas mais altas.

Mas há solução. Para zelar pela saúde dos seus pés, o ideal é alternar os ténis ou sapatos, e evitar usar o mesmo par dois dias seguidos, dando assim oportunidade ao calçado para secar completamente entre utilizações. Caso seja mais propenso a fungos ou infeções nos pés, pode optar por ter um segundo par de sapatos ou ténis no carro ou no trabalho para trocar a meio do dia e evitar a humidade extrema.

Existem também produtos no mercado dedicados a combater os fungos nos pés, como desodorizantes, sprays e óleos. Caso o truque de alternar os sapatos não seja suficiente, pode sempre informar-se junto do seu médico ou farmacêutico e perceber se é melhor apostar neste tipo de produtos.