afastar mosquitos

Lifestyle

Conheça 5 truques para afastar os mosquitos da sua pele

Se é um dos sortudos escolhido pelos mosquitos, não perca a esperança. Existem maneiras de os afastar e algumas podem ser feitas em casa.

Apagamos as luzes, deitamo-nos na cama e lá vem ele. Anda à nossa volta, sussurra ao nosso ouvido, tira-nos o sono e não nos deixa descansar até conseguir o que quer. E não, não estamos a falar de uma noite mais animada com os nossos parceiros, mas sim do mosquito. E se há coisa que consegue ser irritante é ser picada por um. Comichão, ardor e uma zona vermelha não é, de todo, a sensação mais agradável. A solução para isso é saber afastar os mosquitos, porque, mesmo sem convite, eles costumam regressar todos os verões.

Se por um lado noites quentes significam férias, descanso, mar e areia nos pés, por outro significam renovar o stock de velas, dos mata-moscas, sejam eles elétricos ou dos tradicionais, e dos repelentes. Mas estes repelentes nem sempre são a melhor opção. Na verdade, um estudo de 2017 publicado no “Journal of Insect Science” demonstra que grande parte deles não têm o efeito pretendido.

É que, mundialmente, existem cerca de três mil espécies de mosquitos e, algumas delas, são as responsáveis pela transmissão de vírus como o dengue, zika ou malária. Mas afinal isto acontece porquê? Para começar, não é qualquer mosquito que pica. De facto, apenas os mosquitos fêmea é que o fazem porque precisam de sangue para criar os seus ovos, e embora vivam cerca de um mês, conseguem ser bastantes incomodativos. Esta simples picada faz com que a histamina, um composto químico que tem como principal função proteger o corpo de substâncias estranhas como é o caso da saliva do mosquito, se liberte. Isso gera uma dilatação dos vasos sanguíneos que resulta na pele vermelha.

De pé na cama, no chão ou até mesmo em cima de uma cadeira com uma almofada na mão — não vá a parede ficar suja —, é a figura que muitos de nós fazemos para nos livrarmos dos mosquitos. Mas deixamos um conselho: desista dessa luta e opte por soluções caseiras. Algumas são tão simples quanto apostar em redes mosquiteiras e manter as janelas fechadas, sobretudo quando as luzes de casa estão acesas. Mas se mesmo assim, parece não resultar pode ainda experimentar algumas alternativas seguras, económicas e naturais para afastar os mosquitos de sua casa, e, sobretudo, da sua pele.

Usar roupas mais grossas e claras

Roupas finas podem ser confortáveis no verão, mas se prefere manter os mosquitos longe da sua pele, o melhor será utilizar tecidos mais grossos e com cores claras, segundo escreve a revista “Bustle“. É que os mosquitos selecionam o seu alvo pelo calor que é produzido pelo corpo e roupas de cor escura atraem sempre mais o calor. Ao utilizar mangas compridas e calças também evita as picadas, uma vez que os mosquitos não estão em contacto direto com a pele.

Spray de óleo de limão e eucalipto

Já sabemos que o limão é um alimento com vários benefícios, quer para a saúde ou até mesmo para limpezas. O que não sabíamos ainda, é que, acrescentando eucalipto ao óleo de limão, faz-se uma combinação eficaz para afastar os mosquitos. É tão eficaz quanto o deet, um composto químico que atua como repelente.

Lagos e piscinas

Colocar repelente afasta os mosquitos de si, mas não faz com que eles deixem de existir, e se há locais onde eles gostam de estar é em lagos, jardins e piscinas infantis, ou seja, sítios com águas paradas. Se tem uma piscina em casa e, uma vez que as fêmeas deixam os seus ovos nestas águas, certifique-se de que a lava corretamente, evitando que fiquem lá mosquitos ou até mesmo ovos.

Vinagre

O cheiro do vinagre não é propriamente o mais agradável e se não aprecia o aroma, não se preocupe, porque não é o único. Os mosquitos também não são fãs e é por isso que, se estiver a comer, deve colocar um copo cheio com vinagre ao centro da mesa, especialmente se estiver ao ar livre. Desta forma diminui as probabilidades de ser incomodado por um mosquito.

Cozer alho

Descasque alguns alhos, esmague-os e coloque-os a cozer cerca de 20 minutos depois da água ferver. Retire os alhos, ponha a água num borrifador e espalhe-os nas zonas com mais mosquitos.