lavar tábua de madeira

Lifestyle

Só precisa de dois ingredientes para limpar a tábua de madeira — e provavelmente já os tem em casa

Tira o cheiro do alho das mãos e é rico em antioxidantes, mas não é tudo: é dos melhores alimentos para tirar manchas. Sabe do que falamos? Descubra aqui.

Não havia televisão a cores, telemóveis, redes sociais e ainda estávamos longe de saber que existiam carros que se podiam conduzir a eles próprios. Muitos deles nem sequer tinham cintos de segurança ou direção assistida. No tempo dos nossos avós, tudo era diferente, até a forma como cortavam os legumes. Faca na mão, legume na outra, e cortar diretamente para dentro do tacho. Isto era para os rijos, porque os que não o conseguiam fazer optavam pela tábua, geralmente de madeira, que foi passando de geração em geração.

A verdade é que as tábuas de madeira podem durar muitos mais anos do que as de plástico, além de serem mais ecológicas. Mas, para que consiga oferecer a tábua aos filhos, netos e bisnetos, há que saber mantê-la higienizada, e há quadro dicas para limpar a tábua de madeira que podem fazer toda a diferença.

Seja para cortar os legumes, o pão, picar o alho ou simplesmente para levar as entradas saudáveis para a mesa, a tábua de madeira é bastante delicada. Os poros da madeira absorvem facilmente qualquer coisa com que estejam em contacto, o que pode causar manchas. Por isso, é preciso saber conservá-la e limpá-la da forma adequada. Há várias formas de o fazer, mas a forma mais eficaz de eliminar manchas requer dois ingredientes: sal e limão.

O limão é um fruto que, para além de ter muita vitamina C, é antioxidante e um dos alimentos com mais propriedades alcalinas. Contém ácidos cítricos e ascórbicos que são facilmente metabolizados pelo organismo, permitindo aos seus componentes minerais melhorarem os níveis alcalinos do organismo, como explica a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida.  

É muito utilizado para temperos e, a sua casca e sumo podem, também, ser utilizados para limpezas, não só pelo cheiro, mas pelo brilho que deixam nas superfícies. Mas embora esta combinação seja uma boa forma de retirar as manchas, não é a única. Tire nota de outras dicas para limpar a sua tábua de madeira.

Quatro dicas para limpar a tábua de madeira

Limpe a tábua regularmente com sal e limão

O sal e o limão são a dupla ideal para remover manchas, até mesmo as mais complicadas. “Limões são uma espécie de produto de limpeza natural. Têm ácido cítrico, que é ótimo para quando a água deixa manchas, e limoneno, que é bom para tirar gorduras. Além disso, óleo de limão é uma fragrância natural forte e antibacteriana”, explica Lauren Nixo, especialista em alimentos e estratégias de sustentabilidade, citada pela revista “Well+Good”.

No caso da tábua de madeira é simples. Só precisa de colocar sal grosso na tábua e, de seguida, esfregá-lo utilizando a metade do limão com movimentos circulares.

A tábua deve ser sempre lavada com água quente e sabão

O sabão tem propriedades antibacterianas que são necessárias no processo de limpeza. Para a lavar, use uma escova, água quente e sabão.

Não ponha a tábua na máquina da loiça

A máquina da loiça funciona com água, detergente e temperaturas altas para a eliminação dos micróbios. O único problema é que a água e o calor podem fazer com que a tábua, a longo prazo, fique danificada. Visto que é utilizada para cortar alimentos, não é aconselhado que esteja irregular porque pode causar instabilidade e levar a acidentes.

Seque a tábua de imediato

Seja com água e sabão, ou a dupla milagrosa do limão e do sal, há um ponto que não pode falhar: secar a tábua. Seja pela água ou pelo sumo do limão, qualquer um deles pode fazer com que a tábua fique deformada e rachada. Deve, por isso, secá-la de imediato e evitar deixá-la no escorredor, mesmo que seja ao ar livre.