meditação

Lifestyle

Portugal a Meditar vai por todos a fazer meditação online durante uma semana — e é grátis

As sessões de meditação online acontecem ainda este mês e vão contar com convidados especiais. Os únicos requisitos são tranquilidade e vontade. Saiba como participar.

Já muito foi dito sobre a meditação, mas a verdade é que não precisa de ir longe nem de tirar muito tempo para poder praticá-la. Mas se não sabe ao certo como começar ou prefere fazer meditação guiada, vem aí uma iniciativa que garante 30 minutos de relaxamento e tranquilidade, tudo à distância de um clique.

Chama-se Portugal a Meditar e surge por parte de Rute Caldeira, professora Master de Meditação e autora de três livros sobre o tema, “Liberta-te de Pensamentos Tóxicos” (2016), “Simplifica a Tua Vida” (2017) e “O Poder da Meditação” (2018).  “O desejo é que as pessoas comprovem por si mesmas os benefícios e o impacto desta prática aos vários níveis do ser humano (mental, físico, emocional e espiritual)”, escreve Rute Caldeira no seu blogue “Uma Dieta Espiritual”.

O projeto, lançado pela professora de meditação sob o mote “Um Abraço de ti para ti, uma contribuição do Mundo para o Mundo!”, acontece já no mês de março. As sessões acontecem diariamente entre os dias 15 e 21 deste mês, das 7h30 às 8 da manhã aos dias de semana, e entre as 09h30 e as 10 horas ao fim de semana.

O evento contará com a participação da fadista Cuca Roseta que, segundo Rute Caldeira, irá trazer “a magia do fado e mantras cantados”. A apresentadora Fátima Lopes também estará presente numa das sessões, sendo que no último dia dará uma pequena palestra digital para falar com todos os que aderiram à iniciativa sobre a importância da meditação para a saúde mental.

Rute Caldeira pretende ainda desmistificar algumas ideias pré-concebidas relacionadas com a meditação. “A ideia é quebrar com crenças limitadoras que convencem as pessoas de que meditar é só para alguns, que é preciso muito tempo para o fazer, que meditar é parar de pensar, para além de que acreditam que é algo mesmo muito difícil de atingir”, acrescenta.

Como a própria explicou recentemente, “quero também, e acima de tudo, que as pessoas compreendam que a meditação é para todos — e não só para os vegetarianos, para as pessoas que vivem nas montanhas, ou para os que se vestem de forma mais ‘livre e desapegada’”.

Com um total de sete sessões, não gravadas, cada meia hora será dedicada a um tema diferente: “Consciência de Si mesmo”; “Eu para além do tempo e do Espaço: Cultivar o momento Presente”; “Silenciar a Mente, tranquilizar o corpo”; “Mandala – Ser como uma onda que vai e que vem”; “Meditação Nadabrahma (fusão com o todo)” e “Meditação Gratidão como expansão da Consciência”.

A inscrição é gratuita e, para participar, basta inscrever-se através do site.