Lifestyle

7 podcasts inspiradores para alinhar o corpo e a mente de auscultadores nos ouvidos

De "Kológica" a "A Curiosidade Salvou o Gato", basta colocar um dos episódios a tocar e continuar a fazer as tarefas que tem pendentes.

Tentámos convencer-nos a nós próprios de que no regresso ao trabalho após o confinamento íamos saber abrandar e renunciar ao ritmo frenético que até ali levámos. Resultado? Quase tudo voltou ao mesmo, ou até piorou uma vez que, em muitos casos, o teletrabalho só trouxe ainda mais stresse, mas também tempo. Tempo para fazer aquelas coisas que andava a adiar há meses, como ouvir podcasts inspiradores.

É precisamente para que possa parar e conhecer melhor o seu corpo, que a dobem. sugere vários podcasts inspiradores nos quais, ainda sem conhecer o tema prestes a ser explorado, já está a entrar numa outra dimensão. Como? Através da voz calma de Filipa Maló Franco, autora do “Terra Maya“, ou da energia contagiante da atriz Vera Kolodzig, apresentadora do “Kológica“.

Estes são apenas alguns exemplos do que pode ouvir nos próximos dias, trocando um capítulo do livro que lê todas as noites, por um episódio de um destes podcasts instigadores. Uns são mais rápidos e indicados para adormecer, outros, com mais de uma hora, são a companhia ideal para o momento em que está de volta dos cozinhados para o jantar ou das marmitas do almoço.

Como não há uma sem duas ou três, pode aplicar nas tais marmitas os conhecimentos sobre nutrição que Margarida Beja transmite no podcast “Em Banho Maria” e aproveitar os alimentos ao milímetro com as dicas da Catarina F. P. Barreiros no “Do Zero“.

1. Kológica

Foi já durante a pandemia, a 16 de abril, que Vera Kolodzig decidiu criar um dos podcasts inspiradores que prometem fazer-nos refletir e partir para “uma mudança de pensamento que nos possa levar a viver de forma mais positiva”, refere Vera na apresentação do podcast.

Também de apresentações é feito este podcast, uma vez que Vera nunca está sozinha: com ela já estiveram desde celebridades, como as atrizes Ana Varela e Carla Andrino, até uma terapeuta de reiki e uma especialista em sexualidade.

Diversidade de temas e convidados é o que não falta no podcast “Kológica“, que já conta com 23 episódios.

2. Do Zero

Influenciadora de sustentabilidade e de um estilo de vida com menos desperdício, Catarina F. P. Barreiros, de 27 anos, há muito tempo que partilha os seus conhecimentos no Instagram, onde já soma 49 mil seguidores. No entanto, só em setembro de 2019 é que decidiu partir “Do Zero” e criar um destes podcasts inspiradores com o objetivo de nos explicar o mais básico sobre o impacto da atividade humana no meio ambiente.

Além de falar sobre hábitos de consumo, Catarina aborda ainda, em episódios nunca com menos de 15 minutos, aquilo que podemos mudar desde uma simples ida às compras, até à maternidade.

3. Magia é Respirar

Respirar parece e é algo simples, mas ao qual não damos a devida atenção. A proposta da professora de ioga Sofia Mano com o podcast “Magia é Respirar” é precisamente focarmo-nos nesse ato inato e tão simples para atingir o autoconhecimento.

Mas é mais do que isso: ao longo dos episódios é possível aprender mais mais sobre ioga, filosofia, e psicologia — uma das áreas de formação de Sofia Mano.

A 14 de abril Sofia encerrou a temporada mas, até chegar a próxima, ainda tem 57 episódios para pôr em dia. Que tal começar já hoje?

4. Terra Maya

O podcast “Terra Maya” não é novo, nasceu em janeiro de 2019, mas está fresquinho. Ainda este domingo, 27 de setembro, saiu mais um episódio, desta vez sobre autoestima, perfeição e redes sociais com a convidada e psicóloga Débora Água-Doce.

Mas os temas até agora lançados são diversos: Filipa Maló Franco, autora do podcast, já falou sobre assuntos pesados como o propósito de vida, luto, ansiedade e psicofármacos, até outros mais leves e positivos como aconteceu no segundo episódio sobre mindfulness, atenção, aceitação e o seu impacto no nosso bem-estar.

Na voz calma e serena de Filipa Maló, é possível desconstruir assuntos que nos atormentam cada vez mais no dia a dia, como a ansiedade, e conversar sobre os mesmos sem tabus.

5. Officina Podcast

Cláudia Fonseca já não é nova nestas andanças de falar aos nossos ouvidos. Começou em agosto de 2017 e desde então que o “Officina Podcast” já conta com 134 episódios e múltiplos convidados, entre os quais está a youtuber especialista em nutrição holística Joana de Vivre, os chefs Joana Limão e Nuno Mota (mais conhecido como Alho Francês), e a enfermeira Carmen Ferreira.

Do podcast, Cláudia acaba de lançar o livro “Tudo Aquilo Que És”, não sem antes, claro, explicar como foi o processo de construção do livro e o que é que vai abordar no último episódio do podcast.

6. Em Banho Maria

À primeira instância pode parecer um podcast de receitas, mas nada tem que ver com isso. Ou melhor, até tem. Margarida Beja tenta passar os seus conhecimentos sobre nutrição para que, chegados à mesa, tenhamos a melhor relação possível com a comida e saibamos nutrir o nosso corpo.

Além de falar na alimentação na mulher atleta, em suplementos ou na alimentação de base vegetal, Margarida traz também temas sérios: anorexia nervosa, com a convidada Inês Viana, body politics com Mafalda Fonseca, ou ainda amenorreia hipotalâmica funcional, com a especialista Catarina Augusto⁣.

Os episódios de “Em Banho Maria” são uma forma diferente de inspirar, mas que ajudam a ter uma maior consciência sobre os nossos hábitos alimentares e a desconstruir mitos sobre nutrição que se têm afirmado ao longo dos anos.

7. A Curiosidade Salvou o Gato

Originalidade nos nomes dos podcasts não falta. Depois de “Em Banho Maria” seguimos com a “A Curiosidade Salvou o Gato“, ou, neste caso, de todos os gatos que estão atentos ao que a médica Margarida Santos tem para dizer.

A mestre em nutrição clinica começou o podcast com um Q&A de Nutrição para fazer jus às duas áreas de formação e pelas quais ficou conhecida no Instagram.

Foi também por lá que divulgou publicações preciosas com informação sobre a COVID-19 no início da pandemia, mas não se ficou pelas imagens e decidiu também dar voz para explicar aos gatos curiosos que a subscrevem tudo o que deviam saber sobre o novo coronavírus.

O último episódio fala sobre o Dr. Google e saúde nas redes sociais, mas há mais 14 para ouvir.