esponja de maquilhagem

Lifestyle

É bem provável que a sua esponja de maquilhagem esteja cheia de germes. Saiba como e quando a limpar

O contacto constante com a água e vários produtos de maquilhagem, faz com que ganhem bactérias. Mas há várias formas de contornar.

Fabíola Carlettis
leia este artigo em: 5 mins

Assim que as esponjas de maquilhagem apareceram, o reinado dos pincéis acabou. A base líquida, o corretor de olheiras e o iluminador começaram a ser aplicados maioritariamente com esta esponja, quer pelas profissionais quer pelas mais amadoras. Os pincéis continuam a ser usados, claro, mas mais para outras funções, como para a aplicação do pó bronzeador ou do blush.

As famosas esponjas de maquilhagem coloridas rapidamente se tornaram no acessório de maquilhagem preferido de muitas mulheres, que começaram a usá-lo até à exaustão. O grande problema, é que, tal como os pincéis, estas também precisam de ser lavadas com frequência.

Depois de uma maquilhadora ter partilhado aquilo que encontrou dentro da sua beauty blender, tornaram-se virais os vídeos em que se viam pessoas a cortar as suas esponjas com uma tesoura e a encontrarem insetos no interior. Tudo por falta de limpeza ou por uma limpeza incorreta.

De forma a evitar que as bactérias e os germes se vão acumulando nesta esponja e passando para a nossa pele — o que pode causar graves infeções — é importante saber como se deve limpar e quando está na hora de a trocar. De acordo com a marca Beauty Blender (de onde vem o nome que todos usam), a troca deve ser feita a cada três meses. Mas ao longo desses três meses, é preciso ir cuidando dela. Estes são os melhores métodos para lavar a sua esponja de maquilhagem.

Lavar com sabonete

O primeiro passo é molhar a esponja e esperar que esta comece a inchar. Com um sabonete, esfregar a esponja com pressão, de modo a ficar com uma camada de sabão. Deixar absorver um pouco e tirar a camada de espuma com água, até esta desaparecer por completo.

Lavar a esponja de maquilhagem com azeite

Este método de limpeza requer dois ingredientes: azeite e detergente da loiça. Juntam-se estes dois elementos e molha-se a esponja de maquilhagem na mistura. Esfregar bem até as manchas da base desaparecerem. Deixar um tempo dentro de papel de alumínio e depois passar por água.

Usar o microondas

Certamente nunca imaginou usar o microondas para outra coisa que não aquecer comida. Muito menos para limpar um acessório de maquilhagem. Num copo que possa ir ao microondas, juntar detergente da loiça ou champô de bebé e água e mergulhar a esponja de maquilhagem. Pôr o copo no microondas por um minuto. Deixar arrefecer e depois passar a esponja por água. Não se deve colocar a esponja seca dentro do microondas, nem deixá-la lá dentro muito tempo.

Lavar esponja de maquilhagem com produtos orgânicos

Há um produto que pode ser usado para tudo e mais alguma coisa, inclusive para lavar a beauty blender. Chama-se Dr. Bronner’s Pure Castile Soap e é um sabonete feito com óleos orgânicos, é biodegradável e é vegan. Pode ser usado para lavar a cara ou até para lavar o chão da cozinha, mas garantem ser perfeito também para tirar as nódoas destas esponjas. Pôr umas gotas do gel de limpeza na esponja, massajá-la e passar por água até criar uma camada de espuma branca. Passar novamente por água e secar.

Usar uma mini máquina de lavar

Para as mais preguiçosas, esta pode ser a melhor solução. Uma mini máquina de lavar da Barbie limpa as beauty blenders, sem qualquer esforço. Esta máquina não foi feita para isto, visto ser um brinquedo de criança, mas alguém lhe descobriu outra utilidade, que vai fazer com que seja mais usada pelos adultos. Juntar água e um gel de limpeza dentro da máquina, e ligá-la.

Secar é outro truque muito importante, seja qual for o método de limpeza usado, de modo a garantir que a esponja não ganha bolor. O ideal é deixar a beauty blender secar ao natural, sem usar secador, e de preferência à luz do sol.