dormir de meias

Lifestyle

Esta médica confirma: dormir de meias ajuda a adormecer mais depressa

É uma discussão que parece não ter fim à vista, mas que, afinal, tem uma explicação bastante simples, e bastam 15 segundos para a perceber.

Há certas discussões que parece que nunca vão ter uma resposta certa. Ross e Rachel, de “Friends“, estavam ou não a dar um tempo? E Jack cabia ou não na porta em “Titanic“? A fotografia viral que se tornou numa sensação da internet em 2016 era de um vestido preto e azul, ou branco e dourado? E devemos ou não dormir de meias?

Tente levar qualquer uma destas discussões para um jantar entre amigos — ou uma chamada de Zoom —, e vai ver que são capazes de passar horas a discutir qualquer um destes temas. Mas há, pelo menos, um deles que já tem resposta. É que uma médica partilhou um vídeo no TikTok onde explica porque é que devemos dormir de meias.

@doctorjesss

I wear socks to bed so don’t come at me im not weird

♬ original sound – PresleyWalker

O video de Jess Andrade, médica residente no estado de Massachusetts, Estados Unidos, foi partilhado no início de fevereiro e conta já com mais de 19 milhões de visualizações. A partilha, com apenas 15 segundos, parece ser o suficiente para dar resposta a uma discussão que, para muita gente, tende a durar bem mais tempo — fizemos o teste e passámos mais de 15 minutos a tentar chegar a uma conclusão, sem sucesso.

“Usar meias mantém os pés quentes e abre os vasos sanguíneos que baixam a temperatura do corpo”, começa por dizer a médica. “Ao arrefecer, o corpo diz ao cérebro que está na hora de ir dormir. Por isso, pessoas que vão dormir de meias tendem a adormecer mais depressa.

Se ainda restam dúvidas, existem estudos que vão ao encontro do que Jess Andrade diz no seu vídeo. Em 2018, o “Journal of Physiological Anthropology” divulgou um estudo onde se concluiu que usar meias meias para aquecer o corpo num ambiente mais fresco teve efeitos positivos na qualidade do sono ao encurtar o tempo para adormecer, alongar o tempo em que a pessoa esteve a dormir e a diminuir o despertar durante a noite. Além disso, os investigadores perceberam ainda que o uso de meias não teve qualquer influência na temperatura do corpo.

Por isso, da próxima vez que tiver uma discussão sobre este tema, mostre este vídeo a todos os que odeiam usar meias para dormir. E sim, há quem o faça mesmo durante o verão.