YUNI

Lifestyle

Viver Yuni. O curso online de 7 sessões que o vão fazer mergulhar dentro de si mesmo

Este curso de desenvolvimento pessoal promete viajar tanto para fora como para dentro de si e desenvolver as suas capacidades físicas e, acima de tudo, mentais. As inscrições já estão abertas.

DOBEM.
leia este artigo em: 7 mins

Luís Baião foi informático e programador em África. Depois de algum tempo a viver e viajar por países considerados perigosos decidiu despedir-se e criar um negócio à volta de tudo o que a terra tem para dar. Foi com isto em mente, e com uma enorme paixão pela aventura, que nasceu o projeto Zen Family e, mais tarde, os cursos da YUNI.

O nome não deixa grandes margens para dúvidas. Quem se junta à Zen Family pode contar com momentos zen, novas experiências e, sobretudo, aventuras a nível pessoal e cultural. É um projeto em que viajamos não só para o exterior, como para o interior. É que o fundador deste projeto, Luís Baião, organiza viagens — e eventos com Alma — para outros países nos quais trata de tudo, desde voos a estadias, às rotas e a toda a aventura em si.

Juntamente com a mulher, Daniela Ricardo, autora de quatro livros, dois dos quais estão diretamente relacionados com as viagens e com a gastronomia dos países que visita: Viagens da Comida Saudável e Sabores do Viajante. Licenciada em enfermagem, Professora e Consultora de Macrobiótica e Chef, Daniela acompanha todos os retiros e viagens.

Em Mação, mais precisamente na eco-familiar Casa dos Sonhos, esta família também organiza vários retiros ao longo do ano onde recebem os convidados de braços abertos para aquilo que chamam “viagens ou eventos com alma”. Como revela o viajante à dobem., “sempre me movi por paixões e comecei a organizar rotas, as quais faço como uma obra de arte porque isto, para mim, é como pintar um quadro. Cada rota é uma rota diferente, que fui criando para os países ditos perigosos como a Índia, o Peru, Marrocos, Vietname, e comecei a criar rotas nesses locais que, por si só, já eram diferentes e as viagens não eram tão convencionais quanto isso.”

Mas as novidades não se ficam por aqui. Dentro da Zen Family poderá encontrar mais projetos como um site de alimentação da autoria da Daniela Ricardo, workshops, uma Associação chamada Campo Estival e a Yuni. O mais recente lançamento do casal que já organizou um “Yuni Sense Day”.

Mas afinal o que é a Yuni? É um projeto de desenvolvimento pessoal onde a Zen Family “fornece a todos os seus YUNIS ferramentas nas diversas áreas do desenvolvimento pessoal, para que possam nutrir e equilibrar todas as dimensões do seu ser – físico, mental, emocional e espiritual”, como se lê no site oficial.

O próximo curso, “Viver Yuni” do qual a Isabel Silva é embaixadora, acontece entre os dias 8 de maio e 19 de junho. Este novo curso foi criado para dar espaço ao autoconhecimento e bem-estar através das mais diversas áreas. Tal como Luís explica, é “uma verdadeira viagem rumo a si próprio”.

Luís Baião no Yuni Sense Day

“Yuni” é uma palavra japonesa que significa união e universalidade e, tal como acrescenta o organizador, cada vez mais devemos unir-nos. No caso deste curso, não só se vão unir pessoas — através dos encontros online — como também se vão unir várias áreas. Sendo que todas elas têm um propósito comum: mergulharmos dentro de nós através das várias modalidades apresentadas.

Esta viagem vai ter lugar todos os sábados das 10 horas às 12h30, em direto através do Zoom. Contudo, se não conseguir assistir na hora, as sessões ficarão gravadas para consultar mais tarde.

O curso vai contar com sete especialistas das mais diferentes áreas e vão abordar vários temas nomeadamente, “Parentalidade integrada” por Marzia Carré, “Mover e integrar” por Vasco Daniel Baião, “Comunicação com confiança” por Teresa Rosalino, “Meditação e respiração” por Rute Caldeira, “Alimentação consciente e natural” por Daniela Ricardo, “Dançar as emoções” por Bibi Fernandes e, por fim, “Viagens com alma” por Luís Baião.

Tal como o criador explica, “há várias maneiras de fazermos um trabalho de desenvolvimento pessoal e sentimos que com a Yuni tínhamos de ir buscar várias áreas, áreas essas que abordam temas distintos de forma a conseguir que cada um se desenvolva através daquilo com que mais se identifica.”

Para fazer parte da família Yuni basta ir ao site onde pode fazer a inscrição para a primeira edição, e custa 283€ por pessoa. No futuro, têm previsto partir para cursos e retiros presenciais assim que for possível pois, como explica Luís, “vamos ao sabor do vento, como sempre fomos”.

Embora o curso conte com sete áreas diferentes — áreas estas que inspiram também os criadores deste projeto — todas elas se interligam entre si: o facto de nos encontrarmos, situarmos, equilibrarmo-nos e comunicarmos da maneira que mais for adequada a cada um. Porque se, por um lado, há quem se desenvolva mais através da alimentação, por outro há quem o faça através da meditação. E o objetivo da Yuni é esse mesmo, que cada pessoa consiga desenvolver-se através de uma — ou de todas — estas áreas que estão disponíveis.