viral

Lifestyle

Um homem deu um apartamento a uma sem-abrigo — e a história tornou-se viral no TikTok

Robin conquistou os seguidores de Isaiah Garza, que se uniram para lhe darem o melhor presente de Natal de sempre: tirarem-na das ruas.

Ouvimos relatos assustadores vindos de várias zonas do País e do mundo e vemos imagens a passar nas televisões que mexem com as nossas emoções e nos mostram como a pandemia está longe de terminar. E é em momentos como estes, em que muitos de nós começam a sentir os efeitos de um segundo confinamento, que precisamos de ouvir uma história viral que nos faça sorrir.

Foi precisamente por saber os efeitos que a pandemia estava a ter na sua comunidade que Isaiah Garza começou a procurar formas de ajudar quem mais precisava na sua comunidade. Isaiah, um designer de jóias de Los Angeles, Estados Unidos, passou por várias zonas da cidade em busca de pessoas que precisassem de ajuda, particularmente sem-abrigos que, de acordo com um relatório publicado pela Autoridade de Serviços para Sem-Abrigo da cidade, ultrapassava as 66 mil em junho de 2020.

Isaiah Garza começou a partilhar alguns desses encontros no TikTok em setembro de 2019, e não demorou muito tempo até que os seus vídeos começassem a ganhar alguma notoriedade e a sua conta se tornasse viral. Mas só quase um ano depois, em agosto de 2020, é que se cruzou pela primeira vez com Robin Clayton na zona de Skid Row, uma região na baixa da cidade conhecida por ter vários sem-abrigo.

No seu primeiro encontro, Isaiah perguntou a Robin se lhe poderia oferecer um par de ténis de 40 dólares (cerca de 33€). A mulher, surpresa, aceitou de imediato, e passados alguns minutos o designer de jóias aparece com os sapatos e com o dinheiro, ficando a promessa de que se voltariam a encontrar. O que Isaiah não esperava era que aquele vídeo se tornasse viral, somando mais de oito milhões de visualizações.

Poucos dias depois, voltaram a encontrar-se e, dessa vez, Garza comprou várias peças de roupa para oferecer à mulher, que vivia entre várias pilhas de roupa e objetos que, provavelmente, foi juntado ao longo dos anos. A partir daí, as visitas foram-se tornando cada vez mais frequentes e, a cada uma delas, os presentes que Isaiah oferecia a Robin Clayton iam crescendo.

@isaiahgarzaintl

I saw this homeless lady walking with no shoes on…so I gave her a little surprise 😭💕 #MeTime #giveback #ColorSelector #blacklivesmatter

♬ This Wisp Sings by Winter Aid but slowed down – lastmanstanley

Desde levar Robin a jantar fora, a fazer-lhe uma marcação para arranjar o cabelo e as unhas a oferecer-lhe um bolo no dia do aniversário, Isaiah fez um pouco de tudo para melhorar a vida de Robin. Mas o maior presente que Robin alguma vez podia ter recebido, chegou no Natal de 2020.

Robin morava nas ruas de Los Angeles há mais de dez anos, tal como escreve o site “News ABC“. Perdeu a filha quando esta tinha apenas dois anos, foi viciada em drogas e sofreu de violência doméstica. Quando conseguiu escapar da relação abusiva em que estava, Robin Clayton não tinha para onde ir, e acabou por ficar na rua.

Num desses encontros, poucos dias depois do aniversário de Robin, Isaiah Garza partilhou um novo vídeo onde, além de oferecer um bolo de aniversário à “Robin do TikTok”, como ficou conhecida depois de a sua história se ter tornado viral, um tablet e mais algumas peças de roupa, lançou um apelo aos seus seguidores: que todos contribuíssem para oferecer uma casa a Robin. Para isso, criou uma página no GoFundMe onde receberia todas as doações.

@isaiahgarzaintl

PART 1: Robin has been homeless for 10 years. Today we got her an apartment thanks to my followers/gofund/tiktok 💕#giveback #HolidayDecor

♬ This Wisp Sings by Winter Aid but slowed down – lastmanstanley

Ao fim de apenas duas semanas, Robin recebeu um saco onde estava a chave do seu apartamento. O pequeno estúdio estava já mobilado com alguns essenciais, desde a cama, o sofá, um móvel com uma televisão e eletrodomésticos para a cozinha, e ficaria pago durante um ano. Além disso, nesse mesmo dia, Robin teve a oportunidade de ir fazer compras no valor 1,000 dólares (cerca de 826€), num Ferrari.

“Fui viciada em drogas durante 32 anos, e Deus finalmente ajudou-me”, disse Robin à “Fox“, descrevendo Isaiah como um anjo. “Acredito muito no poder da oração, e no dia em que o conheci tinha rezado, porque estava com alguns problemas financeiros, e foi como se ele tivesse sido enviado por Deus. Isso significa muito para mim.”

Mas Isaiah não se ficou por aqui. Depois de ter encontrado o apartamento a Robin e tornado o seu Natal um pouco mais feliz, o joalheiro tinha uma missão: voltar a reunir a mulher com a sua família, que não a via há mais de dez anos.

Foi esse mesmo encontro que partilhou a 18 de janeiro, quando finalmente conseguiu encontrar os familiares de Robin. Tudo, diz Garza, graças ao TikTok, onde lançou vários apelos ao longo dos últimos meses, que acabaram por ter resultados, mudando a vida de uma mulher para sempre.

Pode conhecer a história completa seguindo a conta de Isaiah Garza no TikTok, onde conta agora com mais de 4 milhões de seguidores.