I Am Isabel Silva

Depois de dois meses a usar as novas marcas naturais da Perfumes&Companhia, é assim que está a minha pele, sem filtros

Os meus rituais de beleza mudaram desde que a Grown Alchemist e a Polaar entraram na minha vida. Descubram os produtos que uso e o que acho deles.

Esqueçam aquela ideia de que para termos uma pele luminosa, sem acne, sem manchas e hidratada, precisamos de usar uma gama de produtos que, além de caros, têm nomes que nos são completamente estranhos na lista de ingredientes. Para termos uma pele bonita temos, antes de tudo, que cuidar da nossa beleza de dentro para fora, porque só assim tiramos o melhor partido dos cremes, esfoliantes, séruns e óleos que usamos.

Nunca se esqueçam destas 3 mensagens que são, para mim, os pequenos (grandes) segredos, para uma pele naturalmente bonita. 

Nós somos aquilo que comemos 

Tudo o que ingerimos provoca uma reação positiva ou negativa no nosso corpo. Não sou dermatologista nem nutricionista, mas está claro que se passo dias consecutivos a ingerir processados, açúcares refinados, embalados e bebidas gaseificadas, a minha pele vai “gritar”. 

No meu caso, ficava mais oleosa, com pontos negros e borbulhas internas. À parte das intolerâncias alimentares, e aqui nada melhor do que aconselharem-se com o vosso médico especialista, quanto mais natural for a nossa alimentação, melhor. Escolher boa matéria prima e aprender a cozinhá-la para beneficiarmos dos nutrientes dos alimentos é o melhor trampolim para uma pele saudável.

A qualidade do nosso sono 

Interessa dormir as horas certas, respeitar o ritmo biológico do nosso organismo e sobretudo, sentirmos que temos um sono reparador. Um sono daqueles profundos e seguidos, sabem? 

Ter um sono sempre leve, ter dificuldade em adormecer e acordar a meio da noite é sinal de que algo não está bem, e porque estamos a falar da nossa pele, sinal de que ela não está a descansar. Logo, ela vai estar cansada, e isso percebe-se logo quando me olho ao espelho. Não tenho tendência para ter papos por baixo dos olhos, mas ganho logo dois vincos bem generosos que me irritam logo pela manhã. 

Tenho 34 anos e ja sinto que a pele não responde com a mesma eficácia do que aos 24. Bastam dois dias seguidos a roubar duas horas de sono à cama para sentir a pele mais baça e sem brilho. Por isso, durmam bem. Pensem na vossa pele.

O stresse

Acredito que vivido diariamente e em excesso, o stresse é a causa de grande parte das doenças deste século. Ter energia, vitalidade e sentir adrenalina são sensações que eu privilegio e que transformam a minha vida numa caminhada surpreendente, mágica e, por isso, especial. 

Porém, temos cada vez mais que aprender a gerir os nosso níveis de stresse. Quantas vezes não ouvimos alguém associar o estado da pele ao stresse? Levar o nosso corpo a constantes estímulos de alerta provoca danos na nossa pele, que se traduzem em inflamação, oxidação e envelhecimento precoce. 

Não esqueço, claro, a poluição ambiental, que também não ajuda à saúde da nossa pele. 

Resumindo, aquilo que pretendo esclarecer é que o caminho para uma pele energizada e com vitalidade começa aqui, respeitando estas três premissas, porque uma pele bonita é o reflexo de uma mulher saudável.

Depois, temos de saber escolher que produtos queremos colocar na nossa pele. E, nesse aspeto, valorizo aqueles que estão em sintonia com estas três premissas. 

A Grown Alchemist e a Polaar são duas delas. Duas marcas que pertencem à gama de marcas naturais da Perfumes&Companhia e que tenho usado desde o final de Agosto. 

Agora que elas já fazem parte do meu dia a dia, posso partilhar os produtos que uso com mais regularidade e quais os efeitos que eles tiveram na minha pele. 

Lembrem-se sempre do pensamento mais importante: mais do que usar um produto demasiado luxuoso, importa procurar o que faz mais “fit” com a vossa pele. Para isso, é também importante que consultem os profissionais da área para saberem exatamente quais são as vossas necessidades. Esse é o primeiro passo.

E porque é que escolhi usar os produtos da Grown Alchemist e da Polaar?

Grown Alchemist

Porque é uma marca focada no factor saúde. No fundo, acredita que uma pele perfeita passa por cuidar das células da nossa pele, apostando na sua regeneração. Limpar, Desintoxicar e Ativar, são estes os princípios em que a marca assenta.

Têm embalagens lindas que parecem de laboratório e que, ainda por cima, são altamente sustentáveis. Mais, não testam em animais. Podem conhecê-la melhor aqui.

Polaar

Todos os produtos da Polaar são feitos a partir de ingredientes ativos do Ártico. Pensem nas plantas do ártico que, seguramente, são bastante fortes. Basta pensarmos que elas se desenvolvem em clima de condições adversas, com temperaturas de 50 graus negativos e ventos fortes. 

Por essa razão, estas plantas têm componentes ativos bastante poderosos e com propriedades antioxidantes. Agora imaginem tudo isto na vossa pele. Dá vontade de, pelo menos, experimentar. Conheçam melhor a Polaar aqui.

Posto isto, e porque acredito que antes de usarmos temos de entender o que estamos a colocar na nossa pele, vou partilhar a minha rotina diária e a ordem dos produtos que uso.

Rotina da Manhã

Creme Protetor Solar

Este é outro dos produtos que aplico sempre, seja verão ou inverno. O fator proteção solar é fundamental para evitar manchas e outros problemas de pele. 

Eu tenho uma bela mancha na zona do buço desde o ano passado e, desde então, tornou-se obrigatório colocar diariamente proteção solar com fator 50+. Não é que não usasse antes, mas não de uma forma tão regular como agora. Este anda comigo na carteira e vou aplicando ao longo do dia.

Rotina de Noite

A minha rotina antes de deitar é semelhante à da manhã, apenas com algumas diferenças. 

Aplico o gel ou espuma de limpeza, depois o tónico, coloco o mesmo sérum e contorno de olhos e, no final, aplico um creme de noite. A esta hora não sinto necessidade de usar o primer.

Creme de Noite

Uso o creme revitalizante da Polaar, feito à base de Alga Boreal que vive nos abismos dos oceanos. Este creme é pensado para atuar na regeneração celular noturna. 

O objetivo é estimular a microcirculação da pele e oxigenar. É um creme mais denso em comparação com o de dia. 

Outros produtos que fazem parte da minha rotina

Esfoliante de Rosto

Adoro usar este esfoliante. Uma a duas vezes por semanas faço sempre uma esfoliação ao rosto, por norma, à noite. Este cheira muito bem e a ideia é mesmo desfrutar e massajar suavemente a pele. Normalmente, deixo sempre atuar alguns minutos antes de retirar com água.

Esfoliar é sempre bom para eliminar toxinas, limpar a pele e prepará-la para absorver mais facilmente os produtos que aplicarmos de seguida.

Creme de Mãos

Anda sempre comigo na carteira. Especialmente agora que o álcool gel é meu aliado, sinto necessidade de andar sempre a hidratar as mãos.

Creme de Lábios

Este é da Polaar e é altamente hidratante. Deixa os lábios lindos.

Espero ter-vos ajudado, sobretudo, a entender que só tiramos o melhor partido dos produtos que usamos se entendermos a função de cada um deles. E, muito importante também, que a beleza da nossa pele está na sua beleza natural. 

Temos de cuidar de dentro para fora. Cuidar das nossas células e regenerá-las passa muito pelos três pilares de que falei. Depois disso, é saber escolher as marcas que estão ajustadas com esse propósito. Não menos importante, é preciso entender qual o melhor para a nossa pele. 

Porque no final de contas, a beleza natural começa sempre com uma boa pele.

Fotografia

Inês Costa Monteiro

Este artigo foi escrito em parceria com a Perfumes&Companhia