pés

I Am Isabel Silva

Não quero viver com desconforto, por isso, os meus pés têm de estar sempre bem

Os meus pés são os responsáveis por suportar o peso do meu corpo em todos os momentos do meu dia, por isso, tenho de tomar bem conta deles. Saibam como.

Desde que comecei a fazer televisão que passei a estar muito mais tempo de pé. Seja a apresentar programas ou em reportagens. E mesmo quando não estou em televisão, a minha vida é sempre em reboliço, e vocês sabem bem disso se me costumam seguir nas redes. Passo muitas horas de pé, de um lado para o outro, e quem é que sofre com isso? Os meus pés, claro. 

Ando quase sempre de sapatilhas no meu dia a dia, para garantir que estou sempre o mais confortável possível. Mas não é o suficiente. Por mais que escolha as melhores sapatilhas, e este é sempre um cuidado que tenho, nem sempre é o suficiente. É por isso que coloco sempre as palmilhas GelActiv da Scholl nos meus sapatos, seja para o dia a dia ou quando estou a trabalhar.

E porque é que é tão importante usar palmilhas? O Dr. Manuel Portela, podologista da Sociedade Portuguesa de Podologia, explica. 

“No geral, a palmilha o que faz é permitir melhor acomodação do pé, dá mais conforto, aumenta a estabilidade e, em alguns casos de prática desportiva, até pode melhorar a rentabilidade”, diz ele. “Quando temos alguma alteração na estrutura do pé, porque é mais cavado, mais plano ou porque temos os dedos em garra, a palmilha minimiza essa sobrecarga que existe e dá apoio ao pé, ao mesmo tempo que dá alguma estabilidade.”

O Dr. Manuel Portela explicou-me ainda que existem vários tipos de palmilhas que se adaptam a todas às necessidades de cada pessoa, ao seu estilo de vida e às necessidades que cada pessoa possa ter pelo formato do seu pé. 

No meu caso, costumo usar as palmilhas da gama GelActiv da Scholl, e adapto cada palmilha à situação do meu dia. Para treinos de ginásio, como já vos mostrei neste vídeo, uso a versão Sport, mas também tenho dias em que preciso de passar mais horas de pé, em reportagens, por exemplo, e nesses casos escolho as GelActiv Profissional. 

E porque é que escolho estas palmilhas? Porque, como todas as da gama GelActiv, utilizam uma tecnologia em gel que suaviza o impacto quando os pés entram em contacto com o chão e dão suporte ao longo de todo o dia. Isto é especialmente importante para quem passa muitas horas de pé, como é o meu caso quando estou em reportagem, mas também é importante para pessoas que têm outras profissões que implique estar de pé durante muito tempo, como os enfermeiros ou os lojistas, por exemplo. 

No dia a dia, uso sempre as minhas palmilhas de uso diário. Estas também absorvem o impacto, mas não tanto como as profissionais. É aquela palmilha que toda a gente tem de ter, seja para ir fazer compras, dar um passeio com a família ou fazer uma caminhada. São as que uso quando vou dar passeios com o Caju, por exemplo. 

Usar palmilhas é mesmo muito importante para manter os nossos pés saudáveis e, acima de tudo, confortáveis. E quando estamos confortáveis, chegamos onde quisermos.

Artigo escrito em parceria com a Scholl