

I Am Isabel Silva
Cumpri mais uma das minhas metas para 2020: tenho uma horta na minha varanda
Era um dos objetivos que já queria cumprir há algum tempo, e sei que alguns acham que é impossível, mas aqui fica a prova. Basta querermos, e tudo se faz.
Não posso dizer que sempre tenha tido a vontade de ter uma horta. Na verdade, nunca pensei muito no assunto até conhecido o André Maciel, fundador do projeto Hortas Lx. Conheci-o através de um programa de televisão, e a paixão que ele tem pela terra, pelas culturas e pelo seu crescimento é tão apaixonante que me contagiou.
Uma coisa é pensar que um dia “até era giro” ter uma horta, outra coisa é sentir que algo despertou cá dentro para o fazer. E se ele lançou a semente no meu coração, então vai ser ele a ajudar-me a dar este passo. E assim foi.
Uma horta traz muitos benefícios para nós e para o planeta. Ficamos a conhecer melhor como a natureza funciona e como ela, muitas vezes sozinha, traz os alimentos até nós. A ligação entre a natureza e o ser humano é cumprida quando há uma horta em casa. Cria bem estar e produz uma alimentação orgânica ao nosso cuidado.
Se já confiava a 100% no que comia com os cabazes da Quinta do Arneiro e com os alimentos que compro no Alecrim aos Molhos, agora, para além de continuar a confiar no que como, vou ganhar ainda mais consciência, porque vou plantar parte daquilo que vou comer.
Uma horta traz saúde para todos, e não é de todo um bicho de sete cabeças ter uma em casa. Sempre que tenho dúvidas, o projeto Hortas LX ajuda no processo, seja através de uma videochamada ou de uma visita cá a casa. Para ter uma hora em casa, basta querer.
Mas afinal quais são os benefícios de ter uma horta em casa? De uma forma sucinta, seguem os seguintes pontos:
— Comida orgânica e biológica, ou seja, livre de MG e transgénicos;
— Os alimentos têm muito mais sabor;
— Há menos custos no supermercado;
— Contribui com mais oxigénio e para qualidade do ar que respiramos;
— Ajuda a diminuir as ilhas de calor que as cidades provocam;
— Ajuda a combater as alterações climáticas, já que as plantas são os melhores fixadores de carbono que está na atmosfera;
— Ter uma hora junta pessoas, oferece sentido de comunidade;
— Dá-nos mais para cuidarmos de nós e para criarmos bem estar na mente;
— Liberta-nos de uma vida sedentária e sem exercício
Malta, como diz o meu querido André Maciel, uma horta traz o campo para dentro de casa e nós trouxemos o campo para dentro de casa de todos: o nosso Planeta.
Estou grata por tudo isto. É lindo sentir o poder dos pequenos gestos. Como é que uma simples horta na varanda do meu T1 me traz tanta felicidade? Plantem uma e vão perceber.
Se quiserem ter uma hora como a minha, falem com o André e com o Hortas LX, e comecem também vocês a fazer a diferença. O e-mail é este: [email protected]
ÚLTIMOS ARTIGOS


Lifestyle
Um homem deu um apartamento a uma sem-abrigo — e a história tornou-se viral no TikTok


Alimentação
Sabe como deve lavar os alimentos que traz da rua? Uma engenheira alimentar explica


Shopping
Estas marcas fazem roupa (e não só) com plástico reciclado


Lifestyle
Há cada vez mais pais portugueses estão a comprar produtos biológicos para os filhos


I Am Isabel Silva