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Exercício

Sem tempo para fazer exercício? Este treino de 15 minutos trabalha tudo o que precisa

Trabalha o sistema cardiorrespiratório, a força dos membros inferiores e ainda faz algum trabalho de core. Tudo isto em apenas alguns minutos.

É muito fácil usar a desculpa de que não temos tempo para treinar. Seja porque temos de trabalhar até mais tarde, precisamos de preparar marmitas ou temos de tomar conta dos miúdos. Mas todos estes argumentos não passam disso mesmo, desculpas. Até porque há um tipo de treino de 15 minutos que são mais do que suficientes para por o corpo a mexer. 

Os treinos Tabata são uma derivação do HIIT, que já por si só implica alta intensidade. A diferença é que nos treinos de Tabata bastam apenas 15 minutos para por todo o corpo a mexer e trabalhar tanto a parte cardio como a força. O objetivo é precisamente esse: aumentar o ritmo cardíaco fazendo todo o treino com intervalos muito curtos, mantendo sempre a respiração acelerada. 

Se não tem tempo para se arrastar até ao ginásio mas tem uma janela de 15 minutos em que o jantar está no forno, só precisa de agarrar na roupa de desporto, nos ténis e na garrafa de água, esticar o tapete em qualquer espaço da casa e começar a treinar. Mas prepare-se, porque vão ser 15 minutos bastante intensos. 

Esta sugestão de treino foi proposta por Ash Wilking, personal trainer da Nike, e partilhada pela revista “Well+Good”. São dois circuitos de seis exercícios em que o movimento deve ser repetido durante 20 segundos, com 10 segundos de pausa entre cada um. Assim que terminar o primeiro circuito, deve repetir novamente todos eles antes de começar o segundo. No final, pode descansar durante apenas um minuto.

Entre os 12 exercícios, há agachamentos, lunges e saltos, muitos saltos, para acelerar o ritmo cardíaco, ao mesmo tempo que trabalham a força da parte inferior do corpo. Além disso, o facto de fazer agachamentos e alguns lunges faz com que esteja a fazer algum trabalho de core, essencial para conseguir evitar as dores na lombar e melhorar a postura.